O varejista ou empreendedor que não oferece Pix como meio de pagamento, em loja física ou online, limita as opções de seus clientes, e isto significa menos vendas.
É um quadro semelhante àqueles que recusavam cartões há alguns anos. A análise dos dados da nova pesquisa “Carat Insights - Tendências dos Meios de Pagamento para 2023” da Fiserv indica que os brasileiros estão familiarizados com uma ampla variedade de meios de pagamento e que o Pix se consolida como a modalidade mais frequente e preferida devido à sua praticidade e segurança.
Isso é constatado em diferentes regiões, gêneros e faixas etárias e com ampla intenção de uso futuro. Desta forma, nossas parceiras de automação podem ficar atentas para oferecer não apenas o Pix para os seus clientes, mas também prepará-los para disponibilizar uma gama de meios de pagamento, incluindo, carteiras digitais e QR Code e pagamento por aproximação nas transações com cartão presente.
Com o objetivo de entender as expectativas dos consumidores para os próximos anos e a relação da população brasileira com os canais de compra, conhecimento da experiência omnichannel, destaques do Pix e a evolução do e-commerce na percepção dos consumidores, “Carat Insight” pode ser utilizada para que os parceiros de negócios da Fiserv possam levar até seus clientes as próximas tendências.
Diversidade dos Meios de Pagamento
Os brasileiros conhecem uma ampla variedade de meios de pagamento. O Pix permanece como o meio de pagamento mais comum, mais frequente e preferido pelos respondentes. Sua praticidade e o fato de não ter que carregar dinheiro são os principais drivers de sua utilização. Seu uso e preferência é transversal em regiões, gêneros e faixas etárias. Tem total intenção de uso futuro.
Apesar disso, a falta de disponibilidade do Pix foi apontada como um desafio. Apenas 8% dos entrevistados selecionaram “posso usar em qualquer lugar e em qualquer horário”, o que representa uma oportunidade para o varejo e para as instituições financeiras e de pagamento (PSPs) revisarem a disponibilidade e comunicarem aos seus clientes.
Após, os cartões e o dinheiro em espécie, as carteiras digitais – que já contam com mais de 600 opções disponíveis no mercado brasileiro – destacam-se pelo atributo da inovação (reunidas em digital e mobile wallets). Como o país é early adopter de tecnologia de meios de pagamento, os varejistas e as carteiras digitais precisam se atentar em oferecer e comunicar melhor a sua disponibilidade no PDV ou e-commerce.
A tecnologia de pagamento com cartão por aproximação tem ganhado espaço e demonstra uma evolução da disponibilidade de oferta, como escolha de 33% dos respondentes.
No Brasil, essa tecnologia somou R$ 235,5 bilhões no primeiro semestre de 2022, um crescimento de 344,5% sobre o mesmo período do ano passado, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).
Futuro
Para os próximos dez anos, a pesquisa aponta que os pagamentos digitais devem crescer. O Pix permanece no topo dos principais meios de pagamento da década (87%), seguido das carteiras digitais (80%) e pagamento por QR Code (78%). Dinheiro, TED e pagamentos no caixa devem ser menos comuns.
A experiência omnichannel também desponta como uma tendência em relação a edição da pesquisa ‘Carat Insights’ de 2021. As compras em lojas físicas ao menos uma vez por semana continuam sendo as mais frequentes (44%), mas 29% dos entrevistados já realizam compras online ao menos uma vez por semana. O conceito da experiência omnichannel já é percebido por 20% dos entrevistados que realizam compras ao menos uma vez por semana, transitando entre os canais.
Portanto, de olho nesse comportamento do consumidor, as Software Houses devem oferecer aos varejistas diversidade de meios de pagamento e soluções que os apoiem na sustentação das transações, na conversão de vendas e na gestão do negócio.
Confira a pesquisa completa aqui.