Os pagamentos com cartões de crédito e débito registraram crescimento de 36,5% no primeiro semestre de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021, o que resultou em uma movimentação financeira de R$ 1,6 trilhão; segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).
Grande parte dessas transações nos estabelecimentos comerciais é realizada por meio do SiTef® - Solução inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos, que efetiva as transações no instante em que uma compra por cartão de crédito ou débito é realizada.
Conciliação
Além de ser uma solução robusta, ágil e segura para transacionar diversos meios de pagamentos, o SiTef também faz a conciliação de pagamentos realizados por cartões de crédito, débito e vouchers (vale-alimentação, por exemplo), Pix e carteiras digitais, permitindo aos varejistas uma visão unificada do negócio. Dentre todos os setores que transacionam com SiTef, queremos destacar como três deles se beneficiam da solução.
Farmácias
São mais de 84 mil farmácias e drogarias espalhadas por todo o Brasil e muitas delas contam com o SiTef por conta das vantagens e flexibilidade na integração com os programas de benefícios na conciliação; além da experiência proporcionada ao consumidor.
SiTef é o melhor recurso para proporcionar descontos em medicamentos de farmácias populares, convênios médicos e no Programa de Benefício em Medicamentos (PBM), disponibilizado pelos laboratórios farmacêuticos.
Quanto mais uma drogaria está integrada aos programas de fidelidade, mais chances de aumentar o ticket médio do estabelecimento.
Supermercados, hipermercados e atacarejos
O setor supermercadista é responsável por movimentar 7,03% do PIB nacional e por gerar renda para 3,1 milhões de pessoas que colaboram, de forma direta e indireta, com um ecossistema que atende 28 milhões de consumidores por dia.
Pensando em facilitar acesso às compras desse público, o SiTef possibilita oferecer uma variedade de meios de pagamentos como vouchers (vale-alimentação, vale-refeição), cartões Private Labels (cartão próprio da loja), as principais bandeiras de cartões, incluindo as bandeiras regionais, Pix, carteiras digitais e vale-presentes.
Isso ajuda a fidelizar os consumidores, além de garantir que a transação seja efetuada – com segurança e em segundos.
Vestuário
A mudança de comportamento do consumidor nos últimos anos tem provocado transformações no varejo para proporcionar a melhor experiência, sempre.
O setor de vestuário, que conta com cerca de 1 milhão de varejistas formalizados, representando 5,53% de todas as empresas ativas do país, é um exemplo dessa transformação.
Para se aproximar desse consumidor, as lojas de departamentos, voltadas a roupas e acessórios têm proporcionado experiências omnichannel, ou seja, o consumidor pode comprar pela internet, loja física, por telefone ou por outros canais com mais facilidade.
As lojas âncoras de shopping centers contam com totens de autoatendimento e, cada vez mais, recursos tecnológicos para evitar filas em experiências presenciais, oferecendo até mesmo cupom de cashback para as próximas compras online.
Pelo fato de contar com o SiTef, a integração de todos esses meios de pagamento passa a ser simplificada, incluindo os canais de venda quando o varejista contar com uma plataforma omnichannel para fazer toda essa gestão de um único ponto de contato, como o Carat, plataforma omnichannel da Fiserv.
Quer saber mais sobre as vantagens e facilidades de integrar o SiTef nos seus clientes? Fale com a gente.