Comprar online e trocar na loja física; consultar se um produto está em estoque por meio do aplicativo; ou ainda escanear um QR Code para obter mais informações sobre determinada mercadoria. Todos esses são exemplos práticos da estratégia omnichannel no varejo.
Cada vez mais adotada por grandes varejistas, a omnicanalidade pode garantir jornadas com o mínimo de fricção possível e melhorar a experiência de compra dos consumidores. Conheça mais sobre as vantagens de adotar a estratégia.
Omnichannel no varejo
A omnicanalidade – ou omnichannel - é uma estratégia de negócios que integra todos os canais de venda (on e off-line) de uma empresa para garantir um atendimento mais ágil, unificado e eficiente.
Em estudo realizado pela consultoria Forrester, 74% dos consumidores são mais influenciados por conveniência, facilidade e disponibilidade na hora de uma compra, do que pelo preço de um produto/serviço.
No omnichannel, o varejista deve estar próximo ao cliente em canais físicos e digitais, garantindo uma experiência de compra superior em cada ponto de contato – seja na loja física, no e-commerce, nas redes sociais ou na central de atendimento. Dessa forma, o consumidor consegue navegar facilmente por todos os canais de venda de uma marca e ter uma experiência consistente e proveitosa em todos eles.
5 razões para adotar a estratégia omnicanal
Confira alguns benefícios que a omnicanalidade pode trazer para os negócios:
1. Maior fidelização dos clientes
Por proporcionar um atendimento ágil, eficiente e unificado em todos os pontos de contato, a omnicanalidade garante uma maior satisfação do cliente durante sua experiência com a empresa.
2. Análise mais assertiva de dados
A integração dos canais permite a coleta de informações relevantes dos clientes e o registro do histórico de compras. Esses dados podem ser utilizados para compreender o comportamento do consumidor e desenvolver estratégias de venda mais assertivas.
3. Novas oportunidades de venda
Com presença garantida em diferentes canais, é possível atrair novos públicos e, consequentemente, ampliar as oportunidades de venda.
4. Integração do estoque
A gestão integrada do estoque permite o controle da disponibilidade dos produtos em cada PDV físico, evitando a perda de vendas e reduzindo custos operacionais e logísticos.
5. Fortalecimento da sua marca
A presença em diversos canais – especialmente nas redes sociais – amplia a visibilidade da marca no mercado e atrai novos consumidores.
Soluções Software Express para melhores experiências omnichannel
Oferecer soluções completas, seguras e integradas de pagamento é parte fundamental de uma estratégia omnichannel bem-sucedida. A Software Express tem um amplo portfólio de soluções para ajudar varejistas de diferentes setores a entregar experiências superiores aos clientes.
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