As compras feitas com dinheiro em espécie estão cada vez mais raras, tornando evidente a grande realidade do mundo: a Transferência Eletrônica de Fundos. O TEF é amplamente utilizado no varejo em geral com a finalidade de processar transações com cartões de crédito, débito e outras formas de pagamento.
O SiTef, TEF da Fiserv, conta com uma grande lista de vantagens, passando por segurança, eficiência e agilidade. Mas será que vale mesmo a pena aderir? Quais são as mudanças práticas no dia a dia para o dono do estabelecimento?
Pode ser que o investimento financeiro inicial, ou mesmo a resistência natural ao aderir a novos processos de trabalho, coloquem em segundo plano as grandes vantagens do SiTef para o varejo. Muito mais do que atender à legislação tributária em vigor no Rio Grande do Sul e, em breve, em outros estados, como o Mato Grosso, o Sistema de Transferência Eletrônica de Fundos é capaz de agregar diversos benefícios práticos ao lojista - e é sobre isso que falaremos a seguir.
O que é TEF? E o SiTef?
TEF e SiTef são siglas muito utilizadas no universo dos meios de pagamento, mas será que você entende com clareza do que se trata cada uma delas?
O TEF, ou Transferência Eletrônica de Fundos, é o sistema geral que permite a comunicação entre estabelecimentos comerciais e instituições financeiras para processar pagamentos eletrônicos. Ele engloba todos os aspectos da transação financeira, desde a interação inicial com a máquina de cartão até a comunicação com o banco para autorização e liquidação da transação.
O SiTef, por sua vez, é o TEF de tecnologia exclusiva Software Express, da Fiserv. Por ser uma das primeiras e mais abrangentes tecnologias desse setor, é muitas vezes confundida com o próprio termo TEF. O que destaca o SiTef é a grande rede de aceitação e serviços financeiros disponíveis, a segurança e a eficiência da transmissão de dados entre a máquina de cartão e o banco, garantindo que as transações sejam realizadas de forma segura e rápida.
Quais são as vantagens do SiTef para meu negócio?
Adotar o SiTef traz uma série de benefícios. Veja alguns deles:
1. Múltiplos meios de pagamento e serviços
Aceitar o maior número de formas de pagamento possível é, sem dúvida, uma das melhores maneiras de garantir uma venda. Bandeiras de cartão de crédito variadas, Pix, carteiras digitais, opções de parcelamento, vales e cartões presentes são apenas alguns dos meios aceitos via SiTef. Com a ampla compatibilidade com outros serviços financeiros, um comércio ganha muito mais oportunidades de negócio.
Falando em negócios, terminais com SiTef já estão preparados para aceitação de novos meios de pagamento que possam surgir, além de possibilitar recarga de crédito para celular pré-pago, jogos eletrônicos e cartões de fidelidade, venda de ingressos, programas de benefícios e muito mais. Maior conveniência para o cliente e mais oportunidades de negócio com apenas um canal de captura que se integra ao sistema de automação do estabelecimento.
2. Maior segurança para o lojista e cliente com o TLS Fiserv
O SiTef proporciona mais segurança aos estabelecimentos comerciais ao autenticar informações enviadas e recebidas, criptografar dados sensíveis para garantir confidencialidade e rastrear terminais para habilitação ou bloqueio a qualquer momento, tudo isso viabilizado pelo Sistema TLS Fiserv.
Para se manter em conformidade com padrões de segurança, é regularmente atualizado para proteger o estabelecimento contra ameaças. Com essas medidas, o SiTef oferece uma camada adicional de proteção, ajudando os comerciantes a evitarem fraudes e a assegurarem a integridade das transações financeiras em seus estabelecimentos.
Além disso, ao proporcionar uma gestão unificada, permite que o dono do negócio monitore as transações pelo portal do cliente, possibilitando a identificação de quaisquer irregularidades. Com isso, os estabelecimentos podem agir proativamente para proteger suas operações e os dados de seus clientes, promovendo a confiança e a segurança nas transações comerciais.
3. Economia com mão de obra e infraestrutura
Com a facilidade do SiTef de hospedar dados na nuvem, o estabelecimento pode poupar com manutenção de servidores próprios, ou de uma infraestrutura local para suas operações. Ao usar os data centers da Fiserv para a hospedagem de informações, o varejo tem mais economia e segurança nas transações.
4. Ganho de tempo para o varejista
O SiTef confere economia de tempo para o varejo por simplificar o processo de transações financeiras e ampliar possibilidades de gestão do negócio. Ao integrar-se diretamente com os sistemas de pagamento, sistemas bancários e automações comerciais, o SiTef conecta ferramentas de gerenciamento de vendas com pagamentos, evitando erros operacionais que podem ser causados por procedimentos manuais.
Na prática, os funcionários não precisam realizar tarefas demoradas, como verificar transações individualmente, ou comparar vendas com receita em planilhas complicadas e passíveis de erro humano. Além disso, o SiTef é projetado para lidar com uma grande quantidade de transações simultaneamente, garantindo eficiência mesmo durante os períodos de pico de vendas. Como resultado, os varejistas economizam tempo significativo em suas operações diárias, permitindo que se concentrem em outras atividades importantes, como atendimento ao cliente e gestão de estoque.
5. Mais celeridade para o cliente
Uma grande vantagem do SiTef é a economia de tempo para o consumidor. O SiTef agiliza o tempo necessário para autorizar e processar as transações financeiras, evitando que os compradores precisem esperar tanto tempo na fila para efetuar o pagamento.
Além disso, o SiTef se integra a terminais que permitem o uso de tecnologias como pagamentos por aproximação (NFC) e pagamentos móveis, o que torna esse processo ainda mais rápido e conveniente, eliminando a necessidade de inserir o cartão ou digitar senhas dependendo do valor da compra.
6. Maior controle de suas finanças
Ter todas as informações de venda em um único local é outro grande benefício para quem adota o SiTef. O sistema registra todas as transações realizadas nos terminais e pontos de venda, permitindo que os lojistas acompanhem de perto seu faturamento. Eles podem acessar relatórios detalhados com dados como o volume de vendas e tipos de pagamento (crédito, débito, etc.), tudo conectado ao serviço de conciliação da Fiserv.
7. Visão do estoque
O SiTef está integrado às principais automações comerciais de gestão do mercado. Com sistemas de controle de estoque e financeiro trabalhando juntos, os lojistas podem ter uma visão abrangente e integrada de suas operações. Isso facilita a gestão de inventário, o acompanhamento de receitas e despesas, e a tomada de decisões estratégicas para o crescimento do negócio.
8. Aumento das vendas
O SiTef pode contribuir para o aumento das vendas ao proporcionar uma experiência de compra mais rápida e conveniente para os clientes. Com transações financeiras processadas de forma ágil e eficiente, os clientes são atendidos mais rapidamente, o que reduz o tempo de espera nas filas e aumenta sua satisfação.
Além disso, o uso de diversas formas de pagamento, como cartões de crédito e débito, Pix e carteiras digitais, amplia as opções para os clientes realizarem suas compras.
Fique por dentro de todas as novidades do SiTef e outros serviços Fiserv acessando nosso site e também o LinkedIn.
Leia mais sobre o SiTef:
Como nossa solução SiTef as a Service pode alavancar o resultado do seu negócio?
SiTef: entenda o que é TEF e por que ele é estratégico para o seu negócio
As vantagens da mobilidade no SiTef