O Pix continua sendo uma das principais soluções que revolucionam a jornada de pagamento no cotidiano das empresas, atendendo e aprimorando constantemente as necessidades e desafios dos clientes. A Fiserv está na vanguarda dessa transformação, trazendo inovações e soluções que impulsionam o desenvolvimento e eficiência das operações financeiras.
Na pesquisa “Fiserv Insights: Pix e as Novas Modalidades Sob a Ótica do Cliente”, realizada em parceria com a Afrac (Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviço), é apresentada uma análise aprofundada sobre como os consumidores se relacionam com o Pix e quais os desafios que ainda precisam ser superados.
Retrato atual das transações via Pix no Brasil
Entre os brasileiros que possuem conta bancária, apenas 2% não realizam transações via Pix, seja porque nunca usaram a ferramenta, ou deixaram de utilizá-la em algum momento. Apesar de não fazer parte dos seus hábitos de pagamento, essas pessoas reconhecem que a solução não é complexa. No entanto, 46% dos entrevistados já precisaram solicitar a um amigo ou familiar que realizasse um Pix por elas. Além disso, 21% dessas pessoas se sentem excluídas ou ultrapassadas por estarem fora dessa dinâmica de pagamento.
Os desafios das transações via Pix segundo os brasileiros
Existem alguns motivos que fazem com que alguns brasileiros ainda se sintam desconfortáveis para realizar transações financeiras via Pix, conforme descrevemos a seguir. Para quem trabalha com essa solução, o desafio é contínuo. É importante estar em constante trabalho para desmistificar algumas visões, mostrando como o Pix pode ser uma opção prática, segura e eficiente para as transações do dia a dia. Isso envolve educar e informar os usuários sobre as boas práticas de uso, ou mesmo oferecer benefícios, como descontos e promoções para compras realizadas com esse meio de pagamento.
Insegurança
A principal razão pela qual algumas pessoas não utilizam o Pix é a preocupação com a segurança, temendo a possibilidade de sofrer fraudes. Entre os usuários de Pix que não se sentem seguros utilizando o meio de pagamento, 36% têm receio do valor não chegar a quem deveria, 27% acreditam que a necessidade de utilizar o aplicativo do banco no celular os torna mais suscetíveis a golpes e 26% sentem um desconforto em ter que esperar o pagamento processar.
Essa insegurança pode ser causada pela falta de informações disponíveis sobre a solução: considerado um método seguro, o Pix é, em grande parte, utilizado para transferências informais e pagamento de contas e ganha cada vez mais preferência no comércio físico e online com a solução sendo aceita diretamente nas maquininhas de cartão. Isso porque, o pagamento por Pix pode ser feito com a leitura de um QR Code dinâmico, o que garante ainda mais segurança na transação.
Pouca agilidade
42% das pessoas que já realizaram transações com Pix em estabelecimentos comerciais passaram, pelo menos uma vez, pela situação em que um pagamento via Pix debitou o valor da conta, mas demorou para ser confirmado no sistema da loja. Essa demora no processamento do pagamento de estabelecimentos com o Pix pode até causar constrangimentos, especialmente em situações em que se espera um pagamento rápido e eficiente. Em alguns casos, essa demora foi significativa ao ponto de consumidores precisarem até mesmo realizar uma nova transação por outro meio de pagamento ou banco.
É importante destacar que esse problema de falta de agilidade muitas vezes não está diretamente ligado à solução Pix em si. As instabilidades no sistema podem ser causadas por questões relacionadas ao banco ou ao próprio estabelecimento comercial. No entanto, para o consumidor, a experiência negativa acaba sendo associada ao Pix, o que pode impactar a percepção e a confiança no uso da ferramenta.
O Pix como uma solução para varejistas e consumidores
A solução de Pix completa para o varejo tem a marca Fiserv, simplificando o processamento e conectando instituições financeiras e provedores para apoiar o varejo com soluções diferenciadas e mais seguras. Com a Conta Pix da Fiserv, o varejista conta com alta disponibilidade do serviço e suporte 24/7, além de uma camada extra de antifraude, gestão facilitada e integração simplificada baseada no SiTef® (Sistema de Transferência Eletrônica de Fundos).
Para os varejistas, os benefícios da Conta Pix da Fiserv são:
Escolha do banco em que irá receber os pagamentos por Pix;
Sistema completo que nunca sai do ar e com a melhor gestão financeira;
Sob medida para comércios de qualquer porte e volume de vendas.
Para os clientes, os benefícios são:
Alta disponibilidade operacional;
Flexibilidade e liberdade de escolha de pagamento;
Segurança antifraude nas transações;
Para saber mais sobre as funcionalidades avançadas da Software Express, navegue pelo site e fique de olho nas últimas novidades no canal do YouTube e no LinkedIn.
Leia mais sobre a solução Pix e segurança digital:
Vantagens do Pix para o e-commerce
A importância da informação na prevenção de golpes
Segurança ao receber Pix e o roteamento entre PSPs