O mercado de meios de pagamento vem crescendo no Brasil, impulsionado pelas crescentes demandas dos consumidores por praticidade, agilidade, segurança e inovação. De acordo com a pesquisa Carat Insights - Tendências dos Meios de Pagamento para 2023, 42% dos brasileiros incorporam novos métodos de pagamento baseados nesses requisitos. O desejo por conveniência tem levado os supermercados a abraçarem soluções cada vez mais digitais, a fim de impulsionar as vendas.
O meio de pagamento que mais obteve avanços em 2022 foi o Pix, com sua participação representando 2,6% das operações nos supermercados. Embora ainda represente uma parcela modesta, esse número demonstra um aumento significativo dentro do setor, já que em 2021 apenas 0,6% das transações foram realizadas via Pix. Outras modalidades também registram crescimento, evidenciando o interesse dos consumidores por produtos atrativos nas prateleiras, preços competitivos e opções de pagamento adequadas a cada realidade.
De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as modalidades de pagamentos mais utilizadas em 2022 foram lideradas pelo cartão de débito - que se tornou pela primeira vez o meio preferido no varejo -, representando 21,1% das transações. O cartão de crédito ficou em segundo lugar, com 25,4%, seguido pelo dinheiro físico, com 22,6%. Além disso, a tendência dos pagamentos por aproximação, ou NFC (Near Field Communication), está se consolidando nos estabelecimentos comerciais.
A ampliação das opções nos meios de pagamento oferece promissoras vantagens, atendendo ao desejo dos consumidores por mais autonomia durante as compras em supermercados. Pensando nas empresas, há um crescente interesse em se posicionar: em 2022, o setor obteve um faturamento de 695,7 bilhões de reais, representando 7,03% do PIB nacional.
Além disso, a segurança e a privacidade das informações são cruciais na relação entre supermercados e credenciadoras, juntamente com a necessidade de lidar com os desafios tecnológicos e eventuais falhas de sistemas ou de comunicação. O varejo tem sido um dos setores mais beneficiados pela modernização dos meios de pagamento, que agilizam filas, otimizam o tempo e fortalecem os relacionamentos com os clientes, resultando em fidelização.
A Software Express oferece aos varejistas o ecossistema omnichannel Carat, conectando o mundo físico e online trazendo recursos especializados em tecnologia que proporcionam experiências de compra unificadas e inovadoras com segurança e acesso às informações necessárias. A plataforma é integrada ao SiTef® (Solução inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos) possibilitando oferecer uma variedade de meios de pagamento como vouchers (vale-alimentação, vale-refeição), cartões private label (cartão próprio da loja), as principais bandeiras de cartões, incluindo as bandeiras regionais, Pix, carteiras digitais e vale-presentes.
Isso ajuda a fidelizar os consumidores, além de garantir que a transação seja efetuada – com segurança e em segundos.
O cenário dos meios de pagamento está em constante evolução e a parceria crescente entre empresas e soluções de pagamento moldam uma experiência de compra inovadora e conveniente para todos os lados. Com mais opções, segurança e integração digital é possível impulsionar o crescimento do setor supermercadista no Brasil.
Leia mais em:
3 setores de destaque que transacionam com SiTef
Retendo vendas em minimercados com a plataforma omnichannel Carat, da Fiserv
Conheça as inovações que a Software Express pode oferecer para o seu negócio vender mais e nos siga no YouTube e no LinkedIn.