A capacidade de integrar diferentes formas de pagamento, unindo os meios físico e digital com segurança e eficiente gestão das transações é o grande diferencial do Carat, o ecossistema de soluções de comércio omnichannel da Fiserv. A plataforma conta, com uma funcionalidade exclusiva para aumentar a segurança nas transações e reduzir as chances de contestações: uma vez que tokeniza os dados de um cartão que transacionou no mundo físico para posteriores compras no universo digital.
Mas o que é tokenização
Gerando um código identificador digital exclusivo e aleatório para proteger dados sensíveis do consumidor, a tokenização é um recurso de segurança que vem sendo aplicado cada vez mais no digital commerce. Com os dados armazenados por senha, os pagamentos via token – que podem ser recorrentes ou não – têm menor chance de passar por uma eventual disputa em caso de chargeback. Em outras palavras, ele reduz muito a possibilidade de uma contestação da transação on-line, considerando que ela tenha sido iniciada presencialmente, com a digitação de senha.
Clientes de academias, clínicas de estéticas e depilação, entre outros estabelecimentos comerciais que exigem a presença do consumidor para a prestação de determinado serviço podem aproveitar a sua ida presencial no local para tokenizar um cartão com senha. Com isso, facilitando as novas jornadas de compra que têm se caracterizado cada vez mais por eliminar a necessidade de fornecer credenciais adicionais para autenticar uma compra, reconhecendo e autenticando automaticamente o cliente.
Como funciona
Após o cadastro do método de pagamento, antes da realização da primeira compra, os dados do cartão são tokenizados e os próximos pagamentos são feitos utilizando os dados já cadastrados na plataforma, como fazem os serviços de streaming, por exemplo. No mundo físico, empresas como escolas, cursos e academias de ginástica e esportes também podem fazer uso do pagamento recorrente para a cobrança das mensalidades.
Basicamente, é gerado um código aleatório que substitui um cartão de débito ou crédito e transforma os dados dos clientes (como CVV, nome, bandeira, CPF etc.) em códigos alfanuméricos gerados por algoritmos, impedindo que qualquer um que não seja aquele que tem acesso à chave de segurança definida para o processo tenha acesso aos dados, que são enviados para um “cofre” de tokens.
Por que oferecer tokenização
Diferente da criptografia, os tokens não têm nenhuma relação direta com os dados originais, portanto, eles não podem ser revertidos para o formato original, coisa que é possível com dados criptografados. Esta vantagem da tokenização traz muitos benefícios, como: blindagem contra hackers; adaptação às carteiras digitais; independência de um meio físico, como um cartão; fidelização de clientes ao fornecer uma excelente experiência de compra, muito segura e rápida; além de estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Oferecer um novo serviço, que vá gerar mais segurança na compra para o cliente, não é apenas benéfico para o consumidor que adquire o produto, mas valoriza o estabelecimento comercial que se apresenta como um ponto de venda à frente das tendências de mercado, buscando gerar a melhor experiência de compra.