O novo cartão de débito Mastercard (DMC) foi lançado há 2 anos e é uma evolução de débito que substitui o atual sistema (Maestro), trazendo novas tecnologias, segurança e benefícios para os clientes.
Em 2024, os bancos estão intensificando a emissão destes cartões, com previsão de disponibilizar mais de 5 milhões de unidades ainda este ano. O novo débito Mastercard (DMC) possui uma nova tecnologia que requer que os terminais TEF estejam atualizados com os novos módulos para funcionar corretamente. Quando o terminal não está atualizado, o cartão não é aceito e exibe um erro genérico, como por exemplo “modo inválido”. Os estabelecimentos comerciais devem estar prontos para aceitar transações com essa nova tecnologia, evitando perder vendas e clientes.
Como o estabelecimento comercial (EC) deve fazer para atualizar suas lojas
Entrar em contato imediatamente com suporte especializado da Fiserv ou com a sua automação comercial solicitando:
- Atualização do TEF para a versão mínima do Cliente SiTef que aceita o DMC: CliiSiTef 7.0.117.14.r1 / Client Modular 7.0.2.154PC;
- Atualização de carga de tabelas de BINS;
- Atualização do módulo do servidor dos adquirentes.
Caso o EC queira procurar diretamente os canais da Fiserv para atualização: no Portal do Cliente você encontra uma Circular com informações técnicas que devem ser compartilhadas com a área responsável por pagamentos e tecnologia da sua empresa. A atualização já foi testada, homologada e é simples de ser feita. Pode ser realizada com o suporte da equipe especializada da Fiserv, mediante agendamento prévio (pelo e-mail suporte@softwareexpress.com.br ou telefone +55 11 3170-5353) ou diretamente pela área técnica do seu estabelecimento seguindo as orientações disponíveis no Portal.
Benefícios
Pré-autorização: possibilita que os clientes utilizem o débito para a realização de compras com pré-autorização, como na reserva de hotéis, na locação de carros, em aplicativos de corrida/transporte, em compras online de supermercados, etc.
Aceitação: além da aceitação nacional, o débito Mastercard possui aceitação internacional.
Marketplace: possibilita o split de transação entre os agentes envolvidos no fluxo de pagamento do marketplace.
Eficiência operacional: plataforma robusta e automatizada para chargebacks (contestação de compras) e operações de débito (atendendo a requisitos de convergência digital).
Benefícios diretos ao consumidor: acúmulo de pontos no Surpreenda, acesso a descontos e benefícios como “compre 1, leve 2”.
Mais informações: Débito Mastercard
Dúvidas principais:
Como saber se os terminais do meu estabelecimento estão atualizados para aceitar o novo cartão de débito Mastercard (DMC)?
Entre em contato com o suporte especializado da Fiserv ou com sua automação comercial e solicite a confirmação de atualização de todos os terminais e servidores para transacionar o novo cartão de débito da Mastercard (DMC).
Terminais não atualizados não permitem seguir com a transação, sendo que na maioria dos casos a mensagem de erro é “Modo Inválido”. Evite perder vendas e gerar insatisfação em seus clientes.
Também possuo maquininhas POS no meu estabelecimento. Elas precisam estar atualizadas?
Sim. É importante confirmar com a adquirente responsável pela maquininha POS se ela se encontra atualizada para aceitar transações do novo cartão de débito Mastercard (DMC).
Quais são os riscos de não efetuar a atualização?
Perder vendas de débito em seu estabelecimento. Aceitando a maior variedade de cartões, seja crédito, débito, pré-pagos, é um dos caminhos para não perder vendas e fidelizar o cliente. Para isso, é fundamental estar com a versão mais atualizada da tabela de BINS e software da TEF House instalada em seus terminais. Por isso, reforçamos que a Mastercard, que é líder em cartões no Brasil, está lançando um novo produto de débito no mercado, o débito Mastercard, que funciona de forma diferente do atual produto Maestro.
Acompanhe no Blog e navegue pelo site da Software Express para conhecer nossas soluções de pagamento para qualquer segmento e tamanho de negócio. Siga a página da Software Express no LinkedIn para mais dicas e conteúdo.