O modelo de lojas autônomas vem ganhando cada vez mais espaço no país, diversificando os canais de compra e trazendo mais conveniência e praticidade ao consumidor. O modelo, um dos principais temas da edição 2023 do Apas Show, maior evento de supermercado da América Latina, ganhou tração na pandemia e vem se multiplicando, principalmente, em condomínios residenciais e em grande varejistas - e já podemos observar redes investindo em condomínios corporativos e em academias, por exemplo.
Esse nicho de mercado também reflete o aumento do consumo da Geração Z, nativos digitais, que nasceram sabendo mexer em celulares e navegar na internet. Essa geração está experimentando a era phygital, onde é possível navegar pelos canais físico e digital e agregar experiências tecnológicas, em especial as imersivas.
De olho nesse comportamento as empresas estão procurando inovar. Um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) apontou que 64% das empresas varejistas pretendem investir mais em transformação digital neste ano. Para 52% o investimento supera 0,61% do faturamento bruto. A SBVC considerou a transformação digital a adoção de novas tecnologias e estratégias para atender às mudanças do mercado, trazendo eficiência operacional e aumento de vendas.
Ainda segundo a SBVC, as principais áreas de implementação estão relacionadas às vendas online (88%), omnicanalidade (80%) e experiência do consumidor (80%). E nesse quesito, a loja autônoma pode ser uma ótima vitrine de experiências, com foco na fidelização e na conversão em vendas.
Como a Software Express pode ajudar os varejistas que querem investir em lojas autônomas?
Uma boa experiência no checkout, ou seja, no momento que o cliente efetua o pagamento é fundamental durante a jornada do consumidor nas lojas autônomas. Existem máquinas de autoatendimento que oferecem pagamentos por apps e outras, por exemplo, que disponibiliza pagamentos com cartão em POS acoplado.
A Software Express pode ajudar os parceiros de automação a oferecer aos varejistas qualquer tipo de pagamento, seja com cartões, QR Code ou apps e Pix. Essa opção de escolha traz mais conveniência ao consumidor e mais agilidade e segurança por transacionar com o SiTef (Sistema de Transferência Eletrônica de Fundos), que movimenta bilhões de transações anualmente.
Se o cliente já tiver canal online ou físico, a integração com o SiTef acontece de forma simples. Além de aceitar diversos meios de pagamento, Software Express também pode facilitar a conciliação do varejista por meio de ferramentas de gestão que promovem ganho de agilidade no fluxo de caixa.
Venha conhecer como apoiar seu cliente no aumento da conversão com as melhores experiências. Acesse a Software Express no YouTube e no LinkedIn.