Assim como o Natal e o Dia das Mães, a Black Friday é uma das principais sazonalidades para o varejo, pelas oportunidades que traz para aumentar as vendas – principalmente se considerarmos que 64% dos consumidores brasileiros aproveitam a data para comprar as “lembrancinhas” de Natal e final de ano, como mostra a última edição da pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Uma das principais dicas para quem quer vender mais, principalmente em épocas como essas, é oferecer uma maior diversidade de meios de pagamento ao consumidor – tanto nas vendas presenciais quanto no e-commerce.
Soluções de pagamento e transações agnósticas como as oferecidas pela Fiserv são o meio ideal para que isso aconteça. Quanto mais opções, menos chances existem de o consumidor abandonar o carrinho.
De acordo com o levantamento realizado pela Globo, o segundo semestre de 2023 apresenta um cenário positivo. A perspectiva é que o varejo volte a crescer em um ritmo moderado, aumentando as vendas em 10%. O estudo, feito com usuários dos diversos produtos do conglomerado de mídia, mostra que 62% dos consumidores das classes A e B pretendem comprar na Black Friday e que o cartão de crédito é o principal meio de pagamento para as compras: 60% pretendem utilizá-lo na data. Em segundo lugar (38%), nesta pesquisa, fica o pagamento via Pix.
A procura pelos pagamentos digitais pela população tem se intensificado, fazendo com que os varejistas busquem oferecer mais opções para não ficar de fora das vendas na Black Friday - e nas próximas datas comemorativas que vêm por aí. Veja alguns meios de pagamento essenciais para alavancar as vendas e oferecer diversidade para os consumidores:
Cartão de crédito: os cartões de crédito continuam na vanguarda na hora do pagamento e são imprescindíveis para o estabelecimento comercial ou loja online. Além da possibilidade de parcelamento, pode oferecer programas de fidelidade.
Pix: o Pix tem sido apontado como uma das principais opções de pagamento: a agilidade e a menor burocracia fizeram com que ele se tornasse o segundo meio de pagamento mais utilizado do Brasil. Para a Black Friday, a modalidade reduz custos operacionais ao varejista e garante mais agilidade na compensação do pagamento.
Além disso, o varejista tem a opção de contar com roteamento de PSPs (Provedores de Serviços de Pagamento), com o hub de Pix da Fiserv. A solução permite a integração de até cinco PSPs, oferece cobertura em caso de falha em uma transação (como time out) e viabiliza ao varejista outros provedores para finalizar a operação.
Carteiras Digitais: Essa modalidade muitas vezes oferece descontos e cashbacks para fidelização de clientes. Hoje funciona como se fosse um banco, inclusive oferecendo empréstimos pessoais, rendimentos atrelados ao CDI, opções de recarga de celulares, compra de gift cards, serviços de transferências e claro, diversas opções de pagamentos, entre elas o Pix e o QR Code.
Além disso, a Fiserv está pronta para ajudar varejistas de todos os tamanhos por meio do da Solução inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos (SiTef®), possibilitando aceitar de forma segura mais de 240 bandeiras de cartão - entre crédito, débito, cartões regionais, pré-pagos, cartões private label, bandeiras locais e vouchers -, além de Pix, QR Code, link de pagamento e as carteiras digitais Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay. Quem define com quais marcas e instituições financeiras quer trabalhar é o varejista, o que permite a ele oferecer uma melhor experiência ao consumidor - que se sente mais confortável e tem o poder de escolha para pagar do jeito que mais lhe convém.
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