A economia brasileira caminha para se tornar, se não 100%, predominantemente digital. Meios de pagamento, transferências de recursos e até uma moeda digital oficial para chamar de nossa, a Drex, neste momento em fase piloto pelo Banco Central do Brasil. Sendo pioneiros na adoção de tecnologias financeiras, isso não traz nenhuma surpresa.
Hoje, a Transação Eletrônica de Fundos (TEF) é a principal solução disponível no mercado para trafegar de forma segura as transações financeiras originadas em pagamentos via meios de captura em estabelecimentos comerciais de todos os portes. Na Software Express from Fiserv, fomos além dos recursos básicos ao apresentar um sistema capaz de capturar as transações eletrônicas em PinPads fixos/móveis, Totens, POS, POS com conectividade bluetooth e SmartPOS: o SiTef® (Solução inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos).
SiTef é um hub integrador de múltiplos players do mercado, que funciona como um “trilho” para mover as transações de maneira agnóstica – permitindo ao varejista trabalhar com as bandeiras e instituições bancárias e financeiras que quiser, além de oferecer pagamentos por cartão de crédito e débito, vouchers, Pix, QR Code, vale refeição e alimentação, cartão frota e muito mais. Uma solução robusta, segura contra fraudes que conta hoje com mais de 4.500 parceiros de automação comercial (ISVs) homologados e está presente em mais de 150 mil estabelecimentos comerciais no país.
Em casa ou na nuvem?
Entre as muitas dores que impactam o dia a dia dos negócios, está a falta de recursos ou de experiência para manter em casa a infraestrutura capaz de hospedar sua operação de transações, ou mesmo para manter uma equipe de tecnologia para cuidar dessa infraestrutura e suas atualizações frequentes. Se o estabelecimento optar por uma estrutura proprietária, não agnóstica, em casa, seu investimento deve prever ainda custos com certificados de segurança, regulação e proteção contra fraudes e ataques, a negociação de diversos contratos de aceitação e os gastos com os desenvolvimentos para aceitá-los, além da integração do TEF com os terminais de pagamento, sejam elas maquininhas, diretamente no caixa ou pontos de autoatendimento.
Analisando com cuidado este cenário, e visando oferecer inovação e novas experiências de pagamento tanto no mundo físico quanto no virtual, a Fiserv passa a oferecer o SiTef as a Service, com soluções que garantem a melhor experiência do cliente, ajudam a aumentar o tíquete médio das vendas e podem ser customizadas conforme as necessidades de negócios do cliente – e que não requer a manutenção de uma infraestrutura local, já que as operações passam a ser hospedadas nos data centers da Fiserv.
Entre os diferenciais da plataforma está o fato de que o estabelecimento não precisa fazer a gestão da hospedagem considerando custos de infraestrutura tangíveis e não-tangíveis, manutenção das versões de aplicações e rotinas relacionadas a risco transacional. A novidade otimiza a performance transacional e possibilita a gestão efetiva da cadeia produtiva de pagamentos – o pacote ainda prevê monitoramento e suporte técnico 24 horas por dia, sete dias por semana, todos os dias do ano.
Outro recurso de segurança integrado é o TLS (Transport Layer Security, ou Camada Segura de Transporte de Informações) para a comunicação entre os terminais de pagamento e o datacenter, deixando o processo de checkout ainda mais seguro. Além disso, serviços relacionados ao operacional podem ser contratados - como, por exemplo, máquina em ambiente pré-produção, célula de atendimento exclusivo, atendimento sob demanda em período de datas comemorativas (Dias das Mães, Black Friday, Natal, entre outros), canais de atendimento via API Fiserv e acesso a plataformas de monitoramento.
O SiTef as a Service pode conectar o negócio a mais de 240 bandeiras de cartão de crédito e débito, incluindo bandeiras private label, além de vários serviços financeiros como recargas de celular, correspondente bancário, fidelidade, entre outros, em todo o território nacional. Ele também possibilita a integração do varejo físico e virtual para o embarque na omnicanalidade – com tokenização das informações do físico para o virtual de forma transparente – e permite o roteamento entre até cinco Provedores de Serviços de Pagamento (PSPs) com diversidade de interfaces de captura no caso de operação com Pix, para manter o negócio funcionando mesmo em caso de instabilidades de rede ou sistemas na comunicação com as instituições de pagamento.
Em resumo, as principais vantagens da migração são:
- Serviço dedicado para atender todas as formas de captura
- Ambiente PCI Compliance
- Alta performance, melhor tempo de resposta
- SLA diferenciado
- Agilidade, sem enfileiramento nos envios e recebimentos simultâneos de transações para os mais de 250 autorizadores certificados com o SiTef
- Portal de atendimento específico para acesso de relatórios e acompanhamento das transações
- Mais agilidade na análise e resolução de ocorrências
- Atualização contínua das versões, garantindo sempre o ambiente mais atual
- Redução de infraestrutura própria, diminuindo a necessidade de carga de trabalho
- Ambiente redundante e contingenciado com alta disponibilidade
Saiba mais sobre o que o SiTef from Fiserv pode agregar ao seu negócio:
SiTef: entenda o que é TEF e por que ele é estratégico para o seu negócio
Todo o potencial do SiTef® para as Software Houses integrarem mais
3 setores de destaque que transacionam com SiTef
Saiba como o SiTef as a Service ajuda a alcançar transações mais seguras, rápidas e eficientes aqui. Nos visite também no LinkedIn.