Um dos segmentos mais bem-sucedidos e com projeções de crescimento bastante otimistas no Brasil para este e o próximo ano é o varejo de farmácias. Durante o Fórum Expectativas 2024, o Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos) apontou que, no varejo, as vendas devem subir 9,8% em 2023 e 9,7% em 2024, movidas tanto pelo lançamento de produtos, quanto pela adoção de novas tecnologias. Como parte da inovação tecnológica, figura a grande transformação digital do varejo e do marketing farmacêutico, que vêm adotando cada vez mais recursos de omnicanalidade e mobilidade.
Hoje, pelos dados do Sindusfarma, 11% das vendas de medicamentos são realizadas online, mas a expectativa do órgão é que o cenário avance juntamente com o número de novos médicos no país e de novos consumidores.
Mas não são apenas eles a contribuir para o crescimento das vendas das drogarias e farmácias físicas e virtuais. Somos o terceiro maior mercado do mundo a consumir produtos de beleza, atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos, de acordo com um levantamento feito pelo Google em parceria com a Offerwise – e 83% dos brasileiros que participaram da pesquisa pretendem manter ou aumentar os gastos com esses produtos nos próximos 12 meses. Itens para cuidar dos cabelos lideram a preferência do nosso consumidor (44% das respostas) e também a cesta de compras, sendo que 78% compram ao menos um artigo para cabelos todos os meses.
Conhecendo seu público – e se preparando para ele
Para conquistar cada vez mais este público, é preciso estar atento às tendências do setor. Não estamos falando apenas de incluir marcas criadas por influenciadores ao mix de produtos da loja – o que tem se mostrado certeiro – mas também entender onde ele se informa, pesquisa preços, compra e o que busca em sua experiência ao adquirir produtos desse segmento.
O estudo do Google mostra um consumidor de beleza e autocuidado cada vez mais consciente, que prefere produtos que ofereçam bem-estar e marcas com propósito alinhado com seus valores pessoais. Dos entrevistados, 67% afirmaram usar esse tipo de produto não apenas para parecer bem, mas principalmente para se sentir bem, independente da opinião dos outros. Mostra, ainda, que 67% dos brasileiros buscam na internet informações sobre produtos de beleza, sendo o próprio Google o principal ponto de contato (91%), seguido do YouTube, com 73%.
Além disso, existe uma preferência do consumidor pelo omnichannel e pela conveniência. Segundo pesquisa da "Carat Insights – Tendências de Meios de Pagamento para 2023”, no setor de cosméticos, 40% dos brasileiros preferem comprar estes produtos em lojas online e 33% em lojas físicas. Qualquer que seja a escolha, uma boa experiência com um mínimo de fricção no checkout é fundamental, seja no virtual ou no físico.
Nos pontos de venda físicos, algumas das principais tendências são os terminais de autoatendimento com POS acoplado, que vem conquistando cada vez mais adeptos, e pagamentos por aproximação, Pix e QR Code – quanto menos “atrito”, mais o cliente se sente satisfeito com a experiência. Nas lojas online, é importante dar atenção à maior oferta de meios de pagamento possível e à integração com wallets, o que possibilita que o cliente compre sem ter que fornecer novamente dados de seu cartão ou carteira digital no ambiente específico de uma loja.
A Software Express apoia o varejista via SiTef (Solução Inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos), que movimenta bilhões de transações anualmente e pode integrar diversos meios de pagamento. O sistema permite o uso de centenas de automações que aprimoram a experiência de compra do cliente e podem potencializar o sucesso dos negócios. Além disso, a Software Express também atua no mercado desenvolvendo soluções personalizadas e seguras, com implementação rápida e eficiente.
Quer ler mais sobre o assunto?
Automação comercial da Software Express agiliza checkout em lojas autônomas
Automação é ferramenta para alavancar vendas no mercado pet
A Software Express oferece soluções agnósticas em todos os canais de captura integrados com todos os Provedores de Serviço de Pagamento (PSPs), tanto no físico quanto no digital. Para saber mais informações sobre as soluções disponíveis, acesse a Software Express no YouTube e no LinkedIn.