
Multiplicar as formas de pagamento para os produtos à venda, é uma forma inteligente de atrair mais consumidores ao estabelecimento. Se for possível aderir mais serviços além dos produtos em estoque, é ainda melhor. Por isso que o Pix, meio de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central (BC), veio para revolucionar as transações financeiras no Brasil, permitindo que estas acontecem com facilidade e segurança. E isso se aplica não apenas as transações feitas pelos clientes, mas também à integração de estabelecimentos comerciais à essa modalidade de pagamento.
Para integrar o Pix a um estabelecimento, é necessário que o empreendedor tenha uma chave Pix cadastrada em uma instituição financeira que atue como PSP (Provedor de Serviços de Pagamento). A partir desse primeiro passo, ele deve fazer a integração propriamente dita entre o seu estabelecimento e o PSP onde sua chave está cadastrada.
Para fazer essa conexão, o empreendedor pode aderir ao SiTef® (Solução Inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos), trilho que conecta a diversas instituições financeiras e fintechs de forma "agnóstica" em todos os canais de captura integrados aos PSPs, e que é mantido pela Software Express, uma empresa Fiserv.
Após aderir ao SiTef, já é possível habilitar não apenas as transações Pix convencionais (para a venda de produtos e serviços disponíveis no estabelecimento), como também as novas modalidades Pix Saque e Pix Troco, com a devida preparação.
Com o Pix Saque, a pessoa que tem o Pix cadastrado em uma conta bancária pode sacar dinheiro em estabelecimentos comerciais credenciados, sem a necessidade de fazer compra no local. Já o Pix Troco permite que o consumidor efetue o pagamento de um valor maior pelo produto comprado e pegue a diferença em dinheiro.
Como integrar
Para aderir ao Pix Saque e Pix Troco, o estabelecimento deve informar a sua instituição financeira, que por sua vez fará a comunicação com o Banco Central. Em seguida, ele deve contatar sua solução de automação comercial para fazer a integração e a gestão dos negócios ao unificar e controlar as vendas e recebimentos das empresas.
Como um hub integrador de múltiplos players integradores do Pix, a Fiserv atua de forma consultiva para auxiliar os PSPs, integradores, parceiros e varejistas a inovarem na jornada sugerida ao cliente e na diversidade dos meios de pagamento. Por meio do SiTef, a Fiserv conecta instituições financeiras e fintechs de forma “agnóstica” em todos os canais integrados com diferentes PSPs.
Vantagens
A primeira e principal vantagem de agregar o Pix Saque e o Pix Troco, é gerar mais um serviço ao estabelecimento que vai além dos produtos originalmente disponíveis, podendo atrair novos clientes e gerando mais resultados financeiros positivos ao empreendimento.
Além disso, a cada transação de Pix Saque ou Pix Troco, a instituição financeira ou PSP selecionada para operar onde o varejista possui conta pagará ao varejista uma remuneração pela disponibilização do serviço que varia entre R$ 0,25 a R$ 0,95 por transação, de acordo com os valores definidos pelo Banco Central. A redução de custo com a retirada de numerário e idas ao banco também estão entre as vantagens para os estabelecimentos comerciais.
Para aderir ao Pix Saque e o Pix Troco é muito simples. Basta entrar em contato com os parceiros da Fiserv, clicando aqui.