Comercializar produtos via marketplace pode ser uma excelente opção para dar os primeiros passos no mundo online. Pequenos negócios e até grandes varejistas ganham visibilidade neste canal, pois representa um importante reforço no faturamento sem o investimento da abertura de uma loja virtual. Isso porque esse modelo de negócio viabiliza, por exemplo, que sites de grandes redes permitam a venda de produtos por parte de varejistas parceiros, em troca de comissão.
No primeiro semestre de 2020, os marketplaces tiveram participação de aproximadamente 78% no faturamento total do e-commerce no Brasil, segundo informações da pesquisa Webshopper realizada pela Ebit|Nielsen. No mundo, o Juniper Research apontou no último ano que o crescimento desse setor deveria dobrar até este ano, passando de US$ 19 bilhões a US$ 40 bilhões de faturamento
Este é um cenário de oportunidades também para as empresas de automação, que podem implantar soluções que vão desde gestão e automação de processos até relacionamento com clientes e, consequentemente, aumentando seu escopo de negócios.
Hoje, o marketplace é inserido pelos varejistas em suas estratégias de duas formas: como parceiro na estrutura de empresas já consolidadas, com oferta de mix de produtos (seller), ou ainda, estabelecendo sua própria estrutura de marketplace, convertendo-se no ambiente onde outros varejistas podem oferecer seus produtos (vendor).
Conheça os principais tipos de marketplaces:
Produtos físicos
São os mais comuns, voltados para vendas de diversos tipos de produtos, como roupas, calçados, livros, eletrônicos, móveis e uma infinidade de mercadorias. Como exemplos temos a Amazon, Mercado Livre, Magalu, entre outros.
Serviço
Nesse modelo de negócio, pessoas físicas ou jurídicas se cadastram para oferecer seus serviços e, em troca, pagam uma comissão para a marca. Podemos citar como exemplos os aplicativos de mobilidade urbana que conectam motoristas e passageiros.
Aluguel
O Airbnb é um dos exemplos deste segmento. Se antes quem queria viajar só tinha a opção de alugar quartos em hotéis e hostels, os marketplaces de aluguel mudaram essa realidade.
Agendamento
Atendem a um público específico. São mais voltados para profissionais que buscam uma ferramenta simples e prática para seus pacientes agendarem uma consulta, como o AgendarConsulta ou Medprev online.
Anúncio
São marketplaces especializados apenas em fazer a divulgação do produto. O usuário faz um cadastro e coloca informações no site para os interessados entrarem em contato. Exemplos comuns no Brasil são Google Shopping, OLX e BuscaPé.
Integração com o Carat
O Carat é um ecossistema omnichannel da Fiserv capaz de proporcionar soluções de pagamento pensadas para este tipo de operação. Em um único ponto de acesso e com API única, prática e intuitiva, a plataforma oferece ao varejista: canais de vendas; métodos de pagamento; gestão financeira; sistemas de segurança; prevenção a fraudes e relatórios de maneira integrada.
No marketplace, o split de pagamento integrado ao Carat também facilita a gestão financeira ao reunir todos os vendedores em uma única plataforma, recebendo seus valores de forma automática. Portanto, comunicar aos gestores esses benefícios de Carat pode ajudar na gestão de diferentes sellers.