A transformação digital do varejo, acelerada nos últimos anos pela pandemia, abriu espaço para diversas possibilidades de canais de venda. Se ainda vemos muitos varejistas optando por um modelo multicanal, no qual os produtos são vendidos em loja física e no e-commerce com estoques e ofertas separadas e canais que não conversam entre si, por outro lado vemos crescer exponencialmente o modelo omnichannel, no qual as vendas são feitas por diversos canais integrados.
Ou seja, o consumidor pode começar comprando no e-commerce e adquirir um produto que na verdade estava disponível em uma loja física, ou vice-versa, sem perceber essa jornada e sem que isso afete, de nenhuma maneira, sua experiência de compra.
Aliás, como curiosidade, uma pesquisa realizada pelo laboratório de inovação 121 Labs, por meio da plataforma Hazo.app, aponta que 43% dos consumidores preferem pagar até 10% a mais em um produto em busca de boas experiências.
Podemos ajudar o varejista a fazer essa escolha
Como o omnichannel funciona na prática? Um consumidor compra uma camisa no e-commerce da marca e, ao recebê-la, muda de ideia e quer trocar a camisa por uma de outra cor ou modelo.
Além da opção de devolver pelo Correios, geralmente com frete pago pela marca (o que representa mais um custo na conta do varejista), ele pode ir a uma loja física em sua cidade ou em um ponto de retirada de mercadorias da marca e fazer a troca com facilidade.
Ele ainda pode devolver a peça, receber um crédito em sua conta no e-commerce e escolher um outro produto segundos após a devolução, com opções disponíveis no WhatsApp, e-mail ou alertas no app da loja. Esse é apenas um exemplo de como a experiência omnichannel é fluída mesmo para o consumidor mais exigente, digital e, consequentemente, mais impaciente.
Mas para que isso aconteça sem interferências é preciso contar com soluções de confiança, como o Carat, que integra todas as diferentes tecnologias de pagamento para os canais de venda.
Com soluções de pagamento na loja, pagamento online, conciliação e antifraude, a plataforma omnichannel Carat está presente em toda a jornada do varejista e do consumidor, trazendo uma experiência de pagamento única.
Empresas de automação e software houses podem contar com o Carat para apoiar o varejista na diversificação de seus canais e na administração de possíveis cancelamentos, devoluções e chargebacks, tornando a jornada mais simples para o cliente final e a administração do negócio mais inteligente e eficiente.
Saiba como a Software Express pode te ajudar a oferecer essa opção aos seus clientes.
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