Por que é importante que os gestores de e-commerce entendam o potencial da tokenização na segurança das transações e adotem em suas operações?
É notório que a tokenização tem ganhado cada vez mais capilaridade no uso de pagamentos online, especialmente porque a tecnologia se integra facilmente à jornada de compra, mantém o sigilo das informações e permite a ativação instantânea que confere mais segurança para o cliente e para o varejista.
A tendência no aumento do uso da tecnologia pode ser explicada pela preocupação das organizações financeiras em garantir mais segurança e da própria demanda do consumidor, mais atento às tecnologias que possam reduzir sua vulnerabilidade ao transacionar no e-commerce.
Para se ter uma ideia, o medo de ser vítima de uma fraude com cartão, por exemplo, assombra 83% dos brasileiros, segundo um estudo realizado pela Unisys Security Index de 2021.
O número representa um aumento de 3% em relação a 2020. Sendo assim, a segurança dos meios de pagamentos se tornou um assunto cada vez mais evidente nas discussões sobre pagamentos digitais.
Essencialmente, o token é uma “assinatura” que chancela um determinado acesso. No e-commerce, a tokenização é o processo de substituição dos dados do cartão de crédito ou débito por um conjunto único de caracteres, permitindo que os pagamentos sejam processados sem expor quaisquer detalhes confidenciais da conta que possam violar a segurança e privacidade dos consumidores.
Ou seja, o uso do token nas transações afasta o risco das informações sensíveis que transitam pela rede de pagamentos serem descriptografadas.
Vale ressaltar que a tokenização reduz o risco da quebra da experiência, aumenta a segurança da recorrência em função de armazenar no servidor o token obtido apenas numa determinada venda.
Outro aspecto importante é que sua implantação exige menos burocracia. A tecnologia, que troca informações de forma descentralizada, é uma importante arma na luta contra o cibercrime.
Benefícios para o e-commerce
Contra hackers
O uso do token faz com que circulem na nuvem apenas os dados alfanuméricos gerados pela ferramenta, sem a exposição de informações sensíveis que o token representa, por exemplo, dados de um cartão de crédito. Em outras palavras, se a segurança falhar, o que ficará exposto é um código, e não as informações que eles protegem.
Carteiras digitais
Consideradas a primeira etapa do futuro dos meios de pagamento, as carteiras digitais usam tokenização para salvar dados de consumidores com segurança, ao mesmo tempo que dispensam o uso de senhas de validação.
Não precisa de cartão físico
Infelizmente, não é raro no Brasil que cartões sejam roubados, perdidos ou simplesmente percam a validade por ultrapassar a data de expiração. Com a tokenização, não há mais a necessidade de utilizar objetos físicos, como os cartões, nas transações comerciais.
Se é uma compra que necessita de pagamentos recorrentes, o uso da tokenização (token bandeira ou network token) pode evitar eventuais fricções na jornada do cliente.
Evitando refazer uma nova operação com cartão, pode-se assegurar uma maior taxa de conversão com sucesso.
Fidelização de clientes
Fidelizar clientes é um dos grandes objetivos e um dos principais desafios das organizações hoje em dia.
Para isso, oferecer uma excelente experiência de compra é fundamental e a tokenização apoia este processo: com esse recurso é possível armazenar dados que auxiliem estratégias de marketing específicas, integradas com CRM, como compras rápidas e ofertas personalizadas.
Conformidade com a lei
Além de proteger dados de clientes e otimizar processos, a segurança fornecida pela tokenização faz com que organizações fiquem em total acordo com as normas regulamentadoras e com as leis que têm como objetivo a proteção de dados sensíveis das pessoas, evitando assim prejuízos eventuais para os clientes e multas e processos judiciais para as empresas.
Como podemos ajudar as software houses nesse processo de tokenização?
Com o Carat, plataforma omnichannel da Fiserv, é possível gerar e/ou processar tokens bandeira, em um único ambiente. Com isso, estamos sempre ajudando as empresas a impulsionarem seus negócios, vendas e experiências de compras. Sem limites de fronteiras, moedas e integração de sistemas.