
Em uma economia cada vez mais digital, investir em procedimentos rigorosos de Segurança Online é indispensável para qualquer negócio. Apenas entre março e julho de 2020, foram registradas 2.445 reclamações envolvendo compras e saques não reconhecidos em cartões de crédito e débito – uma alta de 111% em relação a 2019 -, segundo dados do portal oficial Consumidor.gov.
A necessidade do mercado de garantir a proteção de dados financeiros sigilosos dos consumidores em transações eletrônicas, diante do crescimento de golpes e fraudes virtuais, levou à criação da Certificação PCI-DSS. Se o seu comércio está no ambiente online, é provável que você já tenha escutado esse termo.
Mas o que diz essa certificação e quais seus impactos na Segurança de Dados? Entenda, ao longo do texto, sobre a importância do PCI-DSS para os negócios.
O que é a Certificação PCI-DSS?
A sigla PCI-DSS significa, em inglês, Payment Card Industry Data Security Standard, ou seja, Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Pagamento com Cartão. Também conhecida como PCI Compliance, essa norma internacional avalia o nível de segurança de uma empresa que processa, armazena e transmite dados pessoais de cartões – como número, validade e código de segurança.
O PCI-DSS foi criado em 2006 por iniciativa de grandes organizações do setor de cartões de crédito – Visa, MasterCard, American Express, Discover Financial Services e JCB –, que se uniram para fundar o Conselho dos Padrões de Segurança da Indústria de Pagamento com Cartão. Esse órgão estabelece protocolos de segurança no manuseio de dados de cartões de crédito dos consumidores em transações realizadas na Internet.
Portanto, é importante que empresas que manuseiam esses dados contem com essa certificação para prevenir fraudes na Internet e assegurar confiabilidade aos clientes.
Quem precisa do PCI-DSS?
Basicamente, empresas responsáveis pelo manuseio e processamento de dados sigilosos de cartões de crédito: gerenciadores de banco de dados, gateways de pagamento, processadores de pagamento, plataformas de e-commerce e outros provedores.
A certificação atesta os padrões de segurança de dados das empresas, além de prevenir golpes e fraudes online.
Quais são os requisitos da PCI-DSS
Para ser certificada com o PCI-DSS, uma organização deve cumprir 12 requisitos principais, definidos pelo Conselho dos Padrões de Segurança da Indústria de Pagamento com Cartão:
- Instalar e manter uma rede de firewall segura;
- Alterar as senhas padrão dadas por fornecedores, visando reduzir os riscos de invasão;
- Usar criptografia de dados;
- Codificar a transmissão de dados do usuário e informações confidenciais em redes públicas;
- Usar e atualizar frequentemente o antivírus;
- Desenvolver e manter aplicativos seguros;
- Restringir acesso aos dados por parte das empresas;
- Atribuir uma identificação única para cada usuário;
- Limitar o acesso físico aos dados de cada usuário;
- Monitorar os dados dos usuários com regularidade;
- Aplicar testes de segurança aos recursos tecnológicos;
- Desenvolver e manter uma política de segurança da informação.
As vantagens de escolher uma empresa certificada pela PCI-DSS
Assegurar a proteção dos dados dos seus clientes é uma iniciativa de extrema importância para conquistar sua confiança e cultivar uma parceria bem-sucedida. Ao investir na segurança online da plataforma online do seu negócio, você proporciona uma experiência de compra mais tranquila e proveitosa para o consumidor.
Além disso, seguir todos os protocolos de segurança estabelecidos pela PCI Compliance previne vazamento de dados sigilosos e fraudes online, agindo como medida de segurança para os clientes e também para a sua empresa.
A Software Express, empresa da Fiserv, líder global em pagamentos e tecnologia financeira, tem todo o seu catálogo de soluções certificado pelo PCI-DSS. São tecnologias robustas, flexíveis e personalizadas para garantir transações financeiras eletrônicas seguras e construir relações de confiança e duradouras entre o seu negócio e os clientes. Conheça as nossas soluções.