
Serviços de streaming como o Netflix e o Amazon Prime; assinatura de revistas e jornais; mensalidades de cursos; planos de celular e Internet; todos são exemplos bem-sucedidos da economia da recorrência, modelo de negócios que, ano após ano, vem crescendo e ganhando centenas de adeptos em diferentes setores do mercado.
O faturamento de clubes de assinatura, parte importante deste setor, cresceu 15% no primeiro trimestre de 2021 em relação aos últimos três meses de 2020, segundo levantamento da Betalabs, empresa especializada em tecnologia para gestão de comércio eletrônico. Com a adesão de negócios diversos e a conquista de novos públicos, o segmento vem prosperando mesmo durante a pandemia.
Entenda, ao longo deste artigo, o que é a recorrência e como ela está ajudando empresas a agregarem mais valor aos serviços ofertados ao público.
O que é o pagamento recorrente?
O pagamento recorrente (ou cobrança recorrente) refere-se a todo serviço ofertado e consumido de forma contínua – aqui, entram os planos, as mensalidades e as assinaturas.
A recorrência também pode ser encontrada em pagamentos mensais básicos, como as contas de água, luz, internet e celular. Neste caso, muitas pessoas usam a funcionalidade de débito recorrente (quando o valor é debitado automaticamente da sua conta do banco, mês a mês).
Os benefícios que a recorrência pode trazer para varejistas
Agilizando a rotina do negócio, o pagamento recorrente pode trazer diferentes benefícios para varejistas de diferentes portes e segmentos, como:
Receita mais previsível
Com uma base de clientes fixos no modelo de planos, mensalidades ou assinaturas, a empresa consegue prever seu faturamento em determinado período. Projetando os lucros, o lojista pode ter maior controle financeiro do negócio e tomar decisões mais embasadas e assertivas.
Redução na inadimplência
Enviar faturas no mesmo dia de todo mês diminui o risco de clientes não pagarem o valor devido. Há também a possibilidade de cobrança automática em cartão de crédito ou débito recorrente, o que reduz ainda mais as chances de inadimplência.
Agilidade e eficiência na cobrança
A automação torna o processo de cobranças mais rápido, além de evitar erros naturais de um trabalho manual.
Fidelização de clientes
Ao vender uma mensalidade, plano ou assinatura, uma certa fidelidade do cliente já é conquistada. Ofertando serviços mês a mês, a empresa também fica mais perto do consumidor, o que facilita a construção de um relacionamento.
Conheça o serviço de recorrência da Fiserv
Pensando sempre em facilitar a rotina de varejistas, a Fiserv, empresa incorporadora da Software Express, oferece um portfólio amplo de tecnologias de pagamentos. Um deles é o serviço de recorrência, integrado ao Pagamento online. Solução que permite ao varejista automatizar o fluxo de cobranças mensais, tanto em negócios 100% online quanto em comércios omnichannel.
Contate um consultor da Fiserv para entender como o pagamento recorrente pode ajudar o seu negócio.