Os pagamentos instantâneos podem baratear e oferecer mais segurança nos pagamentos B2B (de empresa para empresa) e a previsão é que crescerá 40% até 2028, acima dos US$ 89 trilhões em 2024, devido à adoção de pagamentos digitais em mercados em desenvolvimento. O estudo da Juniper Research também destaca que os pagamentos B2B deverão tornar o comércio transfronteiriço mais barato e mais seguro. Esta modalidade deve concentrar 42% de todos os pagamentos transfronteiriços até 2028, no valor de 16 biliões de dólares; acima dos apenas 17% em 2024, de US$ 5 trilhões.
Pagamentos B2B com carteiras digitais
A pesquisa identificou que as pequenas empresas têm dificuldade de acesso ao setor bancário, restringindo o acesso digital e a inovação. Ainda segundo o estudo, as carteiras digitais são uma porta de entrada para o acesso de pequenas empresas ao banco. Neste caso, fornecedores de pagamentos B2B devem oferecer capacidades de pagamento por meio de carteiras digitais locais populares e serviços de dinheiro móvel.
“Esta abordagem pode então proporcionar um melhor acesso a pagamentos digitais de baixo custo e pode ajudar os prestadores B2B a criar serviços de valor acrescentado que ofereçam acesso ao crédito; um ponto problemático importante para as pequenas empresas”, diz estudo da Juniper.
Pix e crescimento de pagamentos digitais
O Brasil é um exemplo claro de que os pagamentos instantâneos colaboram para a digitalização e o acesso ao setor bancário, incluindo o acesso de pequenas empresas. Em 2020, no início do Pix, as operações entre pessoas e empresas representavam apenas 6% do total de transações de Pix. Neste ano, esse percentual já representa 38% do total de transações ao mês.
As transações de Pix P2B ainda têm muito potencial para crescer e novidades no Hub de Pix da Fiserv farão com que esses números sejam ainda maiores, a gestão mais fácil e segura; além de uma experiência melhor para o cliente final.
ISO 20022 e IA nos pagamentos instantâneos
De acordo com o estudo, a vantagem do ISO 20022, uma norma universal para mensagens financeiras de pagamentos instantâneos, é a facilidade com que as máquinas conseguem ler suas mensagens, simplificando o desenvolvimento de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) em torno destes pagamentos; impulsionando a inovação e a adoção de meios de pagamentos mais modernos.
Com essa linguagem mais acessível para as máquinas, fornecedores terceiros poderão desenvolver serviços adicionais de valor acrescentado, como por exemplo, o uso como contabilidade automatizada.
Saiba mais como potencializar as vendas de seus clientes com o Hub de Pix da Fiserv e outras soluções da Software Express navegando em nosso site e no nosso LinkedIn.
Leia mais sobre inovações em meios de pagamentos:
A importância de acelerar a transformação digital no varejo
Seu consumidor quer uma experiência omnichannel. Você entrega isso a ele?
Omnichannel: quais acertos as lojas conquistaram após o “boom”?