A construção de parcerias estratégicas é, sem dúvida, um fator primordial para o alcance do êxito de um negócio. Trata-se de uma relação que funciona com as máquinas, que precisam que suas engrenagens atuem de forma perfeita, em conjunto, para sua plena operação; em equipes esportivas, nas quais a parceria e entrosamento entre os atletas é chave para o alcance dos bons resultados; em uma orquestra, em que a harmonia entre músicos e instrumentos garante o sucesso do concerto; e não poderia ser diferente no universo dos negócios.
No caso da Software Express, uma empresa Fiserv, a parceria junto a uma rede de distribuidores e integradores necessita ser precisa e de cooperação mútua para garantir que as soluções que fornece ao mercado tenham alcance e cheguem a um maior número de clientes.
É por meio dessa relação estratégica que a empresa consegue maior capilaridade e eficiência no funcionamento e distribuição de soluções que necessitam chegar a outra ponta e atender os varejistas. Um público que está em busca constante por sistemas inovadores capazes de agregar valor ao seu negócio, facilitar a sua vida e sua operação e, mais do que isso, promover experiências positivas aos consumidores finais, tornando-os fiéis ao seu estabelecimento. Como se vê, um fator que nasce na concepção do serviço ou produto, mas que é determinante até a última etapa da cadeia.
Trata-se de um pilar essencial para a sustentação de qualquer negócio, ainda mais quando falamos de um mercado como o de meios de pagamento, que se encontra em constante transformação. Ainda mais acelerara no ano passado, como reflexo de demandas que surgiram com o advento da pandemia – segurança, praticidade e agilidade são palavras de ordem nesse momento.
Por isso mesmo, recorrer a esse tipo de estratégia de parcerias é cada vez mais importante para agregar competências, ampliar o número de clientes, otimizar processos, reduzir burocracias e custos, melhorando assim os resultados e tornando a operação mais sustentável.
Dinâmica de uma boa parceria
A receita parece simples, mas não é bem assim. Para que a estratégia de promover parcerias funcione bem, inicialmente é necessário encontrar uma outra empresa que tenha propostas e valores semelhantes aos seus, e que tenha sinergia ao seu modus operandi e negócio, seja em relação ao produto ou serviço, seja em relação ao público que impactam e conversam. Importante também que essa relação entre parceiros seja baseada no ganha x ganha, que seja benéfica e vantajosa para os dois lados.
No caso da Software Express, são atualmente diversos integradores e outros centenas de distribuidores inseridos na rede de parceiros estratégicos, todos essenciais para as principais etapas do negócio da companhia, tanto na do desenvolvimento das soluções quanto na sua distribuição Brasil afora, fazendo com que os pontos mais longínquos e um número maior de lojistas seja alcançado e atendido pelas ferramentas da SE.
Mas cabe aqui ressaltar que antes de sacramentar um acordo é importante estar alerta para conhecer bem com quem está construindo essa aliança, ter todos os processos muito bem definidos desde o início, bem como construir e sedimentar uma relação mútua de confiança e harmonia entre as partes ao longo de todo o processo. E, por último, porém não menos importante, focar a sua busca em parceiros que complementem o seu negócio e que estejam alinhados com a perspectiva da sua empresa.
É essa a receita seguida à risca pela Software Express com seus parceiros estratégicos desde o início. O que culminou na possibilidade de criação de ampla gama de soluções, capazes de prontamente atender as constantes mudanças pelas quais passa o setor, bem como chegar para contribuir com a outra ponta, o comerciante, que cada vez mais e dado o atual cenário que vivemos, está carente de plataformas que supram suas novas necessidades e não dificultem ou prejudiquem seu negócio.