No mês de junho, o Brasil registrou 251,5 milhões de celulares ativos. Apesar de não existirem informações oficiais, estima-se que 80% não sejam equipados com a tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite o pagamento de compras por aproximação por carteiras digitais e apps de bancos. Também temos quase 210 milhões de cartões de crédito em uso no país, mas ainda pouco mais da metade (54%) dos brasileiros efetuam compras por aproximação no país, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, a Abecs. Por quê?
Por um lado, temos uma parcela da população que ainda teme sofrer golpes ou ter dados pessoais coletados nesse tipo de transação, que agiliza o processo de pagamento e, dependendo do valor, não demanda a digitação da senha pelo usuário. Existem muitos mitos e verdades em torno desta tecnologia baseada em radiofrequência - que já comprovou ser segura. O outro lado, de maior peso, inclui pessoas que simplesmente não têm acesso ao NFC - que, no caso dos celulares, está presente geralmente em aparelhos topo de linha, com preços proibitivos para muitas famílias.
Levar tecnologia e eficiência a toda a população, independente do poder aquisitivo, democratizando o acesso a meios de pagamento digitais e transformando a maneira como os brasileiros realizam transações financeira, é uma das principais metas da Fiserv. A empresa acabou de anunciar, junto com a Elo, a introdução do Hub Elo QR Code em terminais TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), disponível para varejos de grande e médio porte.
Agora é possível realizar compras sem a necessidade de um cartão físico ou um dispositivo com tecnologia NFC. Com apenas um smartphone é possível digitalizar um QR Code diretamente do ponto de venda e fazer compras de maneira simples e ágil, obtendo uma experiência única e democratizada. Para deixar essa possibilidade ainda mais atraente, segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas), dos 251 milhões de celulares em uso no Brasil, 249 milhões possuem os dois recursos necessários para efetuar a operação: câmera e conexão à internet.
Segundo a diretora de produtos da Fiserv no Brasil, Giuliana Cestaro, é muito importante considerar que, embora as transações por aproximação (via smartphone, smartwatch ou mesmo cartão físico) continuem a crescer, uma parte considerável dos brasileiros não tem acesso às tecnologias de NFC ou contactless. “Acreditamos que todos têm o direito de realizar pagamentos da forma que for mais cômoda, rápida e segura”, afirma. “Essa parceria com a Elo leva uma tecnologia moderna e segura para essa população, proporcionando maior tranquilidade no momento de realizar uma transação, e aumenta as chances dos varejistas converterem as vendas e atraírem novos clientes.”
Pedro Cardoso, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Elo, destaca: "Esta é mais uma iniciativa para ampliar o poder de escolha dos clientes, baseada em tecnologia de ponta e em uma ampla rede de aceitação - fatores decisivos para a satisfação do cliente e do varejista."
Essa colaboração democratiza os meios de pagamento e simplifica o gerenciamento das transações para estabelecimentos comerciais. Através do SiTef® From Fiserv (Solução inteligente de Transferência Eletrônica), varejistas terão a oportunidade de administrar transações com segurança reforçada pela geração de tokens únicos para cada operação, além de reduzir custos e contribuir com questões ambientais.
Os estabelecimentos comerciais poderão acessar o Hub QR Code Elo atualizando seus credenciadores. Para quem busca personalizações específicas, parceiros de automação comercial estão prontos para auxiliar. É desta forma que a Fiserv continua a inovar, permitindo que seus clientes tenham soluções adaptadas ao seu próprio ritmo de negócio.
O lançamento do Hub Elo QR Code é um momento significativo na trajetória dos meios de pagamento no Brasil. Com acesso expandido, estamos em constante transformação. Saiba mais sobre a solução Hub Elo QR Code com tecnologia Fiserv.
Leia mais sobre a democratização dos meios de pagamento no país:
Não está preparado para a tokenização? Com a Fiserv é simples e você não fica para trás
Por que oferecer link de pagamento? Entenda como essa solução ajuda seu cliente
PDX: da experiência à conveniência para agregar valor e aumentar vendas
Conheça as inovações que a Software Express pode oferecer para o seu negócio vender mais e nos siga no YouTube e no LinkedIn.