A conveniência de mercados de menor porte é um grande atrativo para os consumidores e sua importância para as comunidades ao redor segue firme. Segundo pesquisa do Sebrae, o número de novos empreendimentos no comércio varejista em bairros cresceu 12% entre 2020 e 2021.
Reforçando a informação do Sebrae, de acordo com a venture capital Flourish Ventures, 80% dos brasileiros compraram a maior parte de seus mantimentos em mercados de bairro durante a pandemia e que 92% desses consumidores planejam continuar comprando.
Estabelecimentos pequenos como os citados acima, em sua grande maioria, não estão divididos em departamentos e focam seus negócios na venda de alimentos de grande consumo. Alguns complementam o mix com produtos de limpeza e utensílios domésticos. O pequeno porte, no entanto, não significa que o consumidor abre mão de inovações que atuam na melhoria de sua experiência de consumo como opções de autoatendimento, aceite de diversos métodos de pagamento, compras online e retirada presencial, entre outras.
A pesquisa ‘Carat Insights - Tendências dos Meios de Pagamento para 2023’ aponta que 42% dos brasileiros incorporaram novos meios de pagamento pelos requisitos de acessibilidade, agilidade e confiança empatados (88% cada). O que o consumidor quer é conveniência. Os minimercados perceberam essa necessidade e estão aderindo ao digital para se aproximar do cliente e aumentar as vendas. Ainda segundo o estudo da Flourish Ventures, 35% deles pretendem aumentar o uso de ferramentas digitais para vendas online, comunicação e delivery nos próximos dois anos.
No final do primeiro trimestre de 2023, experimentamos uma desaceleração da inflação - mas ela é extremamente influente neste segmento, aliada à complexidade natural deste mercado e suas sazonalidades. Por isso, apenas trazer novas formas de pagamento e atender por redes sociais ou programas de mensageria pode não ser o suficiente para a inteligência e saúde do negócio.
Além da conveniência de optar como pagar (de preferência, rapidamente e com o menor atrito possível), sabemos que o consumidor busca segurança para fazer suas compras com tranquilidade. Principalmente em comércios pequenos, não é difícil que esse consumidor tenha dúvidas sobre sua capacidade de investir em tecnologias que possam garantir esses dois itens. E, como cada vez menos gente anda com dinheiro em espécie no bolso, é muito importante ficar atento a essa questão - e em comunicá-la.
Dentro de casa, temos uma solução que pode ajudar minimercados nesta questão: Carat, plataforma omnichannel da Software Express que conecta o mundo físico ao virtual e traz recursos para a gestão do negócio. Nossos parceiros de automação são especializados nas tecnologias que proporcionam ao consumidor final experiências de compra unificadas e inovadoras, permitindo pagamentos em qualquer lugar, com qualquer meio e em qualquer dispositivo. Seja no delivery ou no e-commerce, a plataforma integra pagamento em diversos canais de forma simples, com segurança e acesso às informações necessárias para atrair mais vendas.
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