O turismo tende a aumentar na metade do ano por conta das férias escolares. Dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) com base no IBGE, apontaram que em 2022, o segmento registrou um crescimento de 32,1% em relação a julho de 2021, registrando um faturamento de 18,3 bilhões de reais. Por consequência, aumenta a taxa de ocupação de hotéis, que precisa se preparar para oferecer a melhor experiência ao consumidor no check in e no checkout.
Hoje, com o omnichannel, os donos de hotéis têm mais chances de reter clientes que podem fechar por meio de um smartphone, fazer reservas ou fechar pacotes com cupons de descontos, por exemplo. Do lado do varejista, ter todos os canais de venda integrados e automatizados otimiza processos, de atendimento, pagamento e de gestão, reduzindo custos.
Mas para que tudo seja feito com segurança e de maneira eficiente, nossos parceiros de automação podem oferecer a plataforma omnichannel Carat que oferece soluções prontas de integração com qualquer canal de vendas, seja físico ou online e integra com o Sistema de Transferência Eletrônica de Fundos (SiTef), que garante a transação com qualquer tipo de pagamento de forma segura e eficiente.
O SiTef está ligado a diversas instituições financeiras e fintechs de forma “agnóstica,” em todos os canais de captura integrados com todos os PSPs, garantindo a flexibilidade. Essas soluções tecnológicas permitem a conciliação automática de todos os tipos de transações, apoiando o dia a dia dos donos dos clientes.
Tecnologias que favorecem a experiência do consumidor no setor de hotelaria
No ambiente online, podemos ajudar nosso cliente a disponibilizar a pré-reserva com a utilização de cobrança parcial ou total, por meio da tokenização do cartão do consumidor. Outro benefício é a tokenização com zero-aut (cobrança zero no cartão), garantindo a tokenização para cobrança futura do consumidor. E mais, com o SiTef, nossos clientes passam a aceitar bandeiras internacionais, permitindo fluxo de turistas de qualquer lugar do mundo.
Outra vantagem do SiTef da Software Express para apoiar o varejista - tanto em transações com cartão ou Pix em momentos de maior volume de transação -, é contar com a redundância de PSPs, (Provedores de Serviços de Pagamento), em que o varejista pode cadastrar quantas instituições de pagamento quiser. Caso na hora da operação, o principal PSP apresente falha (como timeout, ou seja, tempo de processamento da operação), há uma segunda ou terceira opção disponível para garantir que o cliente finalize seu processamento da compra.
Experiência no hotel
Para ter um negócio funcional, é possível oferecer serviços de check in mais ágeis para os hóspedes por meio de totens nas recepções que permitem que o cliente faça o seu registro por QR Code, deixando o processo mais seguro, por exemplo.
Além disso, é possível fazer pagamentos em diversos ambientes dos hotéis, por exemplo: se o hóspede fez um consumo pontual no bar do hotel, as transações de pagamentos podem ser feitas em vários terminais móveis que estão integrados aos softwares de automação. Essas medidas são caminhos que facilitam, principalmente em momentos de lazer.
No momento do checkout, contar com diversas formas de pagamento, como Pix, carteira digital, QR Code, cartões de crédito e débito, inclusive opção de pagamento online, sem precisar enfrentar fila na hora de seguir viagem é uma ótima experiência de menos fricção nessa jornada, sobretudo em períodos de maior volume de transações como o de férias.
Processos como esses que a Software Express oferece é uma maneira de melhorar a experiência com os consumidores, com mais chances de fidelização e otimizar processos de clientes com redução de custos. Nossas soluções oferecem o melhor para empresas de todos os portes no segmento, além de líderes como CVC, Beach Park, Accor, ClubMed. Para saber mais informações e oferecer as melhores experiências ao cliente, acesse a Software Express no YouTube e no LinkedIn.