Já são mais de 120 milhões de usuários cadastrados para o uso do Pix, o sistema de pagamento instantâneos que tem transformado as transações financeiras no Brasil. Mais rápido, simples e barato, a ferramenta ganhou novas funcionalidades desde o seu lançamento em novembro de 2020 e, agora, há também o Pix Saque e Pix Troco. Tudo isso tem contribuído para a maior democratização do sistema bancário brasileiro, ampliando o acesso e também oferecendo uma nova opção de remuneração para os varejistas que integram as funcionalidades do Pix ao dia a dia dos seus negócios. Para os parceiros de automação comercial, é mais uma oferta de geração de valor.
No entanto, a segurança ainda é preocupação para muitos usuários, sejam eles clientes ou estabelecimentos. Um dos principais pontos que necessitam de atenção é a conferência dos dados dos destinatários de depósitos ou pagamentos na hora de efetuar essa transação. Apesar de toda a segurança oferecida pelo sistema, é importante que varejistas e consumidores tomem alguns cuidados.
Por isso, separamos aqui algumas dicas:
Confira todas as informações antes de finalizar a operação
A rapidez das transações é um dos principais diferenciais do Pix, por isso é fundamental que antes de confirmar qualquer transação desta natureza todas as informações sejam verificadas. Uma vez que você confirma a operação, ela é processada imediatamente. Por isso, muita atenção com abreviações na hora de mandar o Pix, além de nomes mais genéricos.
Depois de confirmar a operação e identificar erros, o primeiro passo é tentar localizar a pessoa que recebeu o valor em conta e tentar corrigir isso.
Cadastro de chave do PIX
Para varejistas e clientes, nossa recomendação é que o cadastro da chave Pix seja em ambiente seguro. Ou seja, se assegurando que está em um dos canais oficiais do seu banco de relacionamento.
Geração de QR Code
Para quem atua no varejo, seja físico ou online, a geração de um QR Code para o pagamento de uma compra é a opção mais recomendada. Além de segura, ela evita erros de processamento de dados, como as informações de destino do pagamento ou mesmo do valor a ser recebido.
Para os consumidores, nossa recomendação é que verifiquem as informações do vendedor apresentadas após a leitura do QR Code para ter certeza de que o recebedor está relacionado ao estabelecimento em que a transação está sendo feita.
Compras online
Para os varejistas que atuam no e-commerce, o Pix passou a ser mais uma opção para receber o pagamento das compras. Para garantir maior segurança aos seus clientes, recomendamos que os varejistas invistam em tecnologias que assegurem a proteção dos dados dos consumidores para evitar fraudes. Com isso, todos saem ganhando, pois com o aumento da confiança as compras tendem a aumentar.
Varejistas e consumidores devem ficar atentos a links desconhecidos, pois eles podem ser ferramentas usadas por criminosos para roubar os dados.
Proteja seus negócios com sistemas de gerenciamento
Para evitar possíveis erros no processamento dos pagamentos via Pix e garantir total controle sobre as vendas físicas e online, recomendamos a automação dos processos com um sistema de gerenciamento de todas as entradas e saídas via Pix. Com um sistema robusto, flexível e seguro, a Solução inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos – SiTef®, da Software Express, é indispensável para manter a saúde do negócio unificando toda a infraestrutura por trás dos meios de pagamento.
O SiTef possibilita a integração com o Pix de maneira simples e com agilidade. Por meio de uma plataforma de serviços Pix que integra as APIs (Interface de Programação de Aplicação, em inglês) de recebimento dos bancos às principais automações comerciais do mercado brasileiro, é possível aceitar as transações de pagamento instantâneo pelos estabelecimentos integrados ao SiTef.
Com o hub integrado de múltiplos #Pix do #SiTef, a Fiserv está conectada a diversas instituições financeiras e fintechs, atuando de forma “agnóstica” em todos os canais de captura e integrados com todos os Provedores de Serviço de Pagamento (PSPs). A aceitação do Pix na automação comercial acontece de forma mais simples e segura.