
A migração das lojas físicas para o ambiente online por conta da pandemia da Covid-19 provocou uma mudança no modo de consumo dos brasileiros, que passaram a adquirir cada vez mais produtos e serviços de forma online. Porém, em meio a este avanço tecnológico, os casos de golpes e fraudes no Brasil vêm crescendo nos últimos tempos.
De acordo com estudo da Serasa Experian, o setor do varejo registrou 167 mil tentativas de golpe e os brasileiros sofreram uma tentativa de fraude a cada 8 segundos, somente no primeiro semestre de 2021. O número de ataques fraudulentos, por exemplo, chegou a 1,9 milhão, aumento de 15,6% com relação ao mesmo período de 2020.
Diante deste cenário, é importante que as empresas estejam atentas às questões de segurança e adotem boas práticas tanto no espaço físico quanto no online para dar mais proteção às suas vendas e evitar possíveis prejuízos financeiros.
Os principais tipos de fraudes no varejo
As fraudes, físicas ou digitais, causam diversos prejuízos, desde os aspectos econômicos até riscos para a imagem da empresa. Por isso, é fundamental que as organizações invistam cada vez mais na segurança de compras dos consumidores. Confira, a seguir, os casos mais comuns de fraudes no varejo.
Pagamento com dados de terceiros
Golpistas podem utilizar dados roubados de terceiros para fazer compras no comércio no crediário ou com cartão de crédito. Quando a vítima notar que seu cartão foi clonado, solicitará o cancelamento da compra e, caso a encomenda já tenha sido entregue, a empresa perderá o produto. Por isso, é fundamental conferir os documentos com atenção antes de autorizar a compra para evitar prejuízos financeiros.
Abertura de conta
O fraudador pode utilizar uma identificação falsa ou roubada para abrir conta em um banco. Neste caso, pode haver prejuízos tanto para a vítima, quanto para o banco e comércios.
Emissão de cartões do varejo
Os golpistas utilizam-se de dados pessoais e informações roubadas para abrir contas em bancos e emitir cartões. Dessa forma, podem realizar transações financeiras fraudulentas, deixando o prejuízo para a vítima e os envolvidos na operação.
Chargeback
Neste tipo de fraude, o usuário faz a compra em um site e assim que recebe o produto retoma o contato com a sua instituição financeira afirmando que seu cartão foi roubado solicitando o cancelamento.
Ataques de phishing
É uma armadilha virtual em que o usuário é direcionado para uma página falsa, muitas vezes, no nome de alguma empresa e acaba fornecendo voluntariamente seus dados pessoais. Por isso, deve-se ficar atento à veracidade do link do site.
Caso isso aconteça com o seu negócio, é fundamental entrar em contato com o seu público com rapidez para informar a situação e evitar que as pessoas forneçam dados aos golpistas.
Como se prevenir de fraudes?
O melhor caminho para evitar golpes é adotar uma solução antifraude, capaz de detectar uma ameaça digital, oferecer um sistema de segurança para lidar com o alto volume de informações e corrigir eventuais falhas. Além dos benefícios para a empresa, a solução antifraude oferece maior proteção ao usuário, já que os negócios que contam com este sistema proporcionam mais segurança ao consumidor na hora da compra.
Conheça a solução de prevenção à fraude da Fiserv
O Carat, ecossistema omnichannel da Fiserv, oferece um sistema ideal de prevenção à fraude, proporcionado mais segurança aos negócios e evitando perdas em vendas online por meio da inteligência de dados e detecção de padrões de golpes mais atuais do mercado.
A solução conta com uma inteligência artificial e modelos preditivos que consideram mais de 4 mil variáveis de comportamentos de consumidores para identificar fraudes e, assim, avaliar pedidos suspeitos ou complexos para evitar que fraudadores façam compras utilizando a identidade de bons clientes por meio de análises de comportamento e navegação durante a venda.
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