
Você já deve ter ouvido alguns relatos sobre golpes virtuais, envolvendo tanto pessoas físicas quanto empresas. Fato é: os “ciberataques”, como são chamadas as tentativas de invasão de computadores e dispositivos móveis por meio de fraudes online, cresceram 23% no Brasil neste ano, segundo o levantamento anual “Panorama de Ameaças 2021”, realizado pela Kaspersky.
Somados, os vinte “malwares” - programas maliciosos distribuídos pela internet - mais populares totalizaram 481 milhões de tentativas de infecção entre janeiro e agosto, o equivalente a 1.400 incidentes por minuto. Por isso, investir na segurança de dados e transações financeiras é fundamental para qualquer negócio.
Independente da solução ou sistema de pagamentos adotada, é importante estar atento a riscos externos e reforçar medidas de prevenção. Com o crescimento do mercado de pagamentos digitais, também aumentam os riscos de golpes virtuais e vazamentos de dados.
O que é e qual a importância da segurança digital
A segurança digital é uma série de práticas que visam proteger dados que estão armazenados, circulando ou sendo manipulados em meios eletrônicos, como computadores, redes, servidores, programas e dispositivos conectados na Internet das Coisas (IoT).
O conceito tem como objetivo preservar a privacidade das informações, bloquear possíveis ameaças e proteger os usuários de ataques cibernéticos. Especialmente, com relação ao varejo, o cuidado com o assunto precisa ser redobrado, já que envolve identidades, credenciais e dados de pagamentos dos consumidores.
Como proteger os dados da sua empresa
Com o aumento de compras online na pandemia, as empresas tiveram que adequar seus processos para plataformas digitais, proporcionando melhor experiência ao cliente e, ao mesmo tempo, atentas aos riscos de ameaças virtuais, que podem trazer diversos prejuízos ao negócio.
Por isso, reunimos algumas dicas para evitar situações de interferência externa e aumentar a segurança das atividades da empresa, garantindo uma experiência de compra tranquila aos clientes.
Oriente sua equipe sobre golpes online
Treine os colaboradores para identificar fraudes e tentativas de adulteração, instalação ou substituição de dispositivos em sua rede. Explique como funciona o ‘phishing’ – normalmente e-mails fakes que solicitam uma senha ou chave de acesso – e oriente a detectar e evitar situações suspeitas.
A divulgação de políticas de segurança, seja por palestras, treinamentos, quadro de avisos, e-mails periódicos, entre outros, é o caminho para seus colaboradores estarem sempre alertas a golpes externos.
Utilize firewall em todos os acessos
Implementar esse sistema de segurança permite o monitoramento e controle de entradas e saídas, reduzindo as chances de pessoas suspeitas obterem acesso à rede interna da sua empresa.
Exclua acessos não necessários
Delete o acesso de usuários que não façam mais parte da equipe ou não precisem mais entrar no sistema, e exclua contas que estão inativas por mais de 90 dias. Além disso, bloqueie a conta quando houver tentativas repetidas e inválidas de acesso por um usuário.
Estruture sua política de segurança
Estabeleça uma política de segurança eficiente em todos os processos da cadeia produtiva, especialmente no ambiente digital, com uma estrutura computacional moderna e confiável, incluindo softwares, bancos de dados e ferramentas digitais. Alinhe também todas as vendas registradas no negócio para assegurar a legitimidade das transações financeiras.
Garanta a proteção das suas vendas
Com um sistema robusto de segurança, a Solução inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos – SiTef®, da Software Express, conta com mais de 1.500 automações comerciais integradas e oferece ferramentas de gestão que promovem ganho de agilidade no fluxo de caixa.
Com o SiTef é possível ter um controle de vendas mais eficiente e seguro, já que os dados das transações são registrados diariamente de forma automática no sistema de gestão do varejista. O sistema TEF também evita o apontamento de valores incorretos e fraudes no momento da compra.
A solução, disponível para lojas físicas e virtuais, aceita ainda mais de 200 bandeiras de cartões, Pix e pagamentos via smartphone, biometria, QR Code ou aplicativos e sites. Além disso, é um dos serviços mais utilizados no mercado varejista brasileiro: atualmente, 75% dos varejistas conhecem e confiam.
Com o SiTef o empreendedor tem a estabilidade e tranquilidade que precisa para proteger as vendas e alavancar seus negócios. Fale com um consultor e saiba mais sobre a solução da Software Express.