O self-checkout já é conhecido no mercado brasileiro há alguns anos, mas a necessidade de menos contatos interpessoais a partir da pandemia acelerou a sua adoção, principalmente no varejo.
Um levantamento global realizado pela consultoria RBR, especializada em varejo, mostrou um aumento de 25% na venda de equipamentos de self checkout entre 2019 e 2020. Foram vendidos mais de 175 mil sistemas no período para supermercados do mundo todo. O levantamento também constatou que 55% desses terminais são totalmente cashless, aceitando somente cartões e pagamentos por celulares.
Apesar da falta de dados mais recentes no mercado brasileiro, a tecnologia está sendo implantada em todas as grandes redes de supermercados e de materiais de construção no país, levando mais agilidade e uma evolução do comportamento dos consumidores, destacando as vantagens do modelo.
Tanto para supermercados como para lojas de construção, o uso de tecnologia de self-checkout permite, essencialmente que o consumidor gaste menos tempo em filas e torne a jornada de compra mais dinâmica. É simples: trata-se da disponibilização de caixas pelo estabelecimento onde os consumidores podem passar, empacotar e pagar as suas compras de forma autônoma. De acordo com a pesquisa “Driving the Digital Retail Experience”, realizada pela Fiserv nos Estados Unidos, 43% dos compradores preferem o esquema scan & go em vez de ficar na fila do checkout tradicional.
O estudo The State of Self-Checkout Experiences, feito em 2021, mostrou que 85% dos consumidores americanos avaliam que os selfies-checkouts são mais rápidos do que as filas de caixa tradicionais. Além disso, 60% desses consumidores afirmaram que escolheriam o self-checkout se o comércio oferecesse as duas opções.
E quais as vantagens de se ter um self-checkout?
Diminuição de despesas e aumento de vendas
A mão de obra de operadores de caixa pode ser remanejada para outras atividades do negócio, contribuindo para a diminuição dos custos com as operações. E, quando os clientes sabem do self-checkout, eles tendem a voltar mais vezes para a loja, resultando em mais vendas e fidelização do cliente.
Filas mais rápidas
O self-checkout para supermercado é uma solução para desafogar a frente de loja. Ele influencia no fluxo de pessoas e ocupa menos espaço físico, contribuindo para a rapidez nas filas, inclusive pela adoção natural do sistema de fila única para acesso aos caixas.
Experiência de compra do consumidor
O self-checkout representa uma nova experiência para o consumidor. Seja por curiosidade ou pelo desejo por privacidade, por exemplo, o cliente pode escolher o autoatendimento na hora de finalizar sua compra. Além disso, é estabelecida uma relação de confiança com o consumidor.
Mas, para que o modelo funcione adequadamente, é fundamental que o parceiro de automação comercial ofereça uma solução inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) e que, além de aceitar diversos meios de pagamento, também possa facilitar a conciliação do varejista. A Software Express, por meio do SiTef® (Solução inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos), oferece ferramentas de gestão que promovem ganho de agilidade no fluxo de caixa, além de já estar integrado com os principais parceiros de automação comercial.
Automações no setor varejista
O varejo está se transformando rapidamente com as fortes inovações em tecnologia e em logística, e algumas das tendências mundiais são:
- Ponto de venda móvel: já existem apps que utilizam uma foto tirada pelo celular do cliente e compartilhada com o site de uma loja, que procura automaticamente um produto similar àquele para oferecer;
- Mercado Autônomo: o cliente pode realizar compras nas lojas físicas utilizando seu aparelho celular para ler os códigos de barras e realizar pagamento;
- Diversidade de canais: Compras por apps ou painéis para entrega automática em endereços cadastrados.
Esses exemplos são chamados a-commerce, automated commerce ou comércio automatizado. É uma revolução que deverá impactar não apenas grandes lojistas, mas também pequenos e médios comerciantes, que também precisam estar preparados para a chegada dessa nova forma de vender aqui no Brasil. Se você é um integrador ou software house, não deixe de levar essas novidades aos seus clientes.