A cada dia que passa, cresce em todo o mundo a conscientização dos consumidores não apenas sobre o quanto pagam por seus produtos, mas também sobre como compram esses bens. O primeiro comportamento é reflexo direto da inflação global deflagrada pela diferença entre oferta e demanda surgida durante a pandemia (e ainda não resolvida por completo). O segundo tem a ver com mudanças no estilo de vida das pessoas, que buscam cada vez mais soluções que facilitem seu dia a dia e que estejam alinhadas aos seus valores.
Quantas pessoas você conhece que, hoje em dia, ao decidir adquirir um produto de uso diário ou supérfluo, estão dispostas a passar por uma porção de etapas e a fornecer diversas informações até, finalmente, ter o produto em mãos?
Recém-divulgado pela Fiserv, o estudo Carat Insights 2023 (em inglês) mostra que esses consumidores são os que estão fazendo o mercado investir cada vez mais em experiências omnichannel, aplicativos de varejo e ofertas de embedded finance. Eles querem que esses elementos façam parte de suas jornadas de compra e querem para já, sem pagar a mais para isso. A tecnologia e as soluções para atendê-los já existem em sua maioria e estão disponíveis para os varejistas. O importante é entender o peso que adotar as tendências o mais rápido possível terá no sucesso do seu negócio.
Existem diversas opções digitais de meios de pagamento, incluindo carteiras digitais, por aproximação, QR Code e, no caso do Brasil, Pix. Temos apps de lojas onde é comum a oferta de preços mais atrativos ou descontos maiores para o cliente. Temos sistemas capazes de fazer sugestões de produtos assertivos de forma rápida. Temos modalidades de compra diversas, com canais online e físicos conversando entre si, nos quais o consumidor não precisa saber de qual estoque sua compra veio, se veio da central ou de uma loja no interior de Goiás. Não faz diferença, ele receberá da mesma forma, dentro do prazo prometido.
A oferta de diversos canais de compras, com possibilidade de ofertas diferenciadas, por exemplo, é importante para aquele cliente que está precisando economizar: 59% dos entrevistados pela pesquisa Carat Insights consideram o preço dos produtos determinante para a decisão de realizar a compra pelo app, pelo site ou na loja física. E, mesmo expostos a uma oferta no aplicativo de uma marca, 46% ainda compara preços do mesmo produto ou de similares antes de fechar a compra em sites e aplicativos de terceiros.
O desejo pela omnicanalidade segue crescendo. Nos Estados Unidos, mostra o estudo, 59% dos consumidores gostam de comprar online e retirar na loja – principalmente em restaurantes (59%), varejo no geral (47%) e supermercados (47% também). Entre os Millennials (pessoas nascidas entre 1981 e 1995) e Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010), o chamado “compre e retire” é ainda mais popular, sendo abraçado por 85% dos entrevistados. A compra por aplicativos cresceu 3% em comparação a 2022, também impulsionada por esses dois públicos – é a opção favorita por 69% dos Millennials e 66% dos Gen Z.
A compra digital tem atraído a busca por pagamentos digitais in-app – os que são realizados dentro do próprio aplicativo, sem mandar o cliente para o site do banco. 64% dos entrevistados usaram carteiras digitais em compras por canais digitais, um crescimento de 4% com relação ao ano anterior, principalmente pela facilidade de uso (56%), integração a programas de recompensas ou fidelidade (44%), e pela possibilidade de retirar o produto na loja/restaurante ou pedir entrega em casa (41%).
As empresas têm uma grande oportunidade de aprofundar o relacionamento com os clientes, permitindo experiências omnichannel com múltiplas opções de pagamento que agilizam o processo de compra. Simplificar os processos, tanto internos quanto externos, é o caminho. Ao integrar uma variedade de experiências de comércio em seus próprios ecossistemas digitais, as empresas podem simplificar como os clientes ganham, compram e economizam, ao mesmo tempo em que envolvem os clientes em programas de valor agregado que aumentam a fidelidade e a satisfação do cliente.
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