Na Fiserv, o poder de escolha é do cliente. Por focarmos em soluções agnósticas e multiadquirentes, o cliente pode definir quais as melhores soluções para suas necessidades de negócios e com quais instituições financeiras quer trabalhar, por exemplo, que implementamos com agilidade graças a uma ampla oferta de APIs (Interface de programação de aplicações, na sigla em inglês), plugins, parcerias e um time interno especializado em programação.
O poder do cliente também está na sua história e no seu sucesso. É o caso da rede de supermercados e atacarejo Luiz Tonin Atacadista, que há 12 anos migrou para o SiTef® (Solução inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos), na versão com hospedagem na nuvem pela Fiserv.
Inaugurada em 1956 em São Sebastião do Paraíso, interior de Minas Gerais, a Luiz Tonin desde o seu início respira inovação. É uma das maiores redes de supermercados e superatacados do interior de São Paulo e sul de Minas Gerais, com 20 lojas em 14 cidades, e investe fortemente em tecnologia há mais de 40 anos. “Apesar de sermos uma empresa familiar, temos um comitê de inovação e sempre tivemos um olhar muito atento para o que vemos nas grandes feiras internacionais. Gostamos de seguir as tendências globais e de sermos pioneiros na adoção de novas tecnologias no setor brasileiro de supermercadistas”, afirma Edivaldo Padua, Gestor de TI na Luiz Tonin Atacadista e Supermercados S/A e nosso entrevistado da semana.
Pergunta: Como foi o processo de decisão de migrar o SiTef para a versão hospedada na nuvem pela Fiserv?
Resposta: Essa decisão veio para nos ajudar a resolver algumas das principais dores de negócios da Luiz Tonin. Precisávamos manter uma equipe apenas para cuidar, configurar e atualizar os servidores proprietários que agregavam o SiTef e todos os nossos módulos, incluindo vendas, cartões, maquininhas e terminais POS (da marca Bin) e parceiros de recebíveis. Outra necessidade era agilizar o trabalho das tesourarias de cada uma das lojas, diminuindo o prazo de fechamento das vendas de cada filial. A solução nos foi apresentada pela Software Express em uma reunião na Rede Brasil de Supermercados, à qual somos associados, e decidimos embarcar logo de cara.
P.: A migração de um hardware proprietário para a hospedagem em nuvem trouxe algum receio? Como foi essa implementação?
R.: Eu ainda vejo muita gente com receio da nuvem. Mas, pelo nosso histórico de inovação, enxergamos essa migração como algo que só traz benefícios. Hospedados na nuvem da Fiserv, eu tenho a certeza de que todo o sistema e meus módulos de negócios estarão rigorosamente atualizados. Além disso, a Fiserv é uma empresa importante no mercado, que cuida de centenas de milhares de transações todos os dias, e isso nos deixa tranquilos também com relação à segurança das nossas informações. Sobre a implementação, ela foi muito tranquila: fomos no datacenter da Software Express e trabalhamos junto aos analistas para a configuração do servidor para as nossas necessidades. Poucos dias após a assinatura do contrato, já pudemos virar a chave.
P.: Quais foram os benefícios de negócio obtidos com a adesão ao SiTef na nuvem?
R.: Além de não precisarmos mais contar com um time de TI focado, um dos principais benefícios foi ganhar agilidade e autonomia para fechar o caixa e conferir a féria do dia. Os terminais contam com um módulo que permite à tesouraria de cada loja fazer isso quando bem entender ou for necessário, como ao final de cada turno, não precisa mais esperar o dia seguinte para emitir o relatório de vendas. E tudo isso de forma muito segura. Além disso, se há alguma falha de comunicação com a instituição pagadora, seja no cartão ou no Pix, a própria tesoureira ou fiscal de caixa pode verificar o status e dar um retorno para o cliente. Antes, era necessário ligar para a matriz para obter esse tipo de informação. E, terceiro ponto, o processo de compra também ficou mais rápido, passando de 20 segundos para no máximo três segundos para validar uma transação.
P.: E com relação a outros ganhos?
R.: Trabalhávamos com apenas um fornecedor de VPN (Virtual Private Network) e, ao migrar para os servidores da Fiserv, passamos a contar com seus parceiros de infraestrutura que nos trouxeram uma estabilidade enorme, uma conexão dedicada, balanceada e com redundância, o que nos mantém fazendo negócios mesmo se uma das redes cair. Para dar uma ideia, antes 6% das nossas transações eram transferidas pelo PDV (ponto de venda) por causa de conexão. Hoje, esse índice está bem abaixo de 1% e, só por isso, já valeu investir na migração. Outro ganho foi no serviço de suporte. Qualquer necessidade, como incluir um novo PSP (Provedor de Serviços de Pagamento) ou cortar o acesso a um ex-funcionário, por exemplo, somos prontamente atendidos. Como eu digo, parceiro bom é parceiro junto.
P.: Algum comentário para finalizarmos?
R.: Migrar o SiTef para a nuvem é algo que eu recomendo para todo mundo. Nunca mais tivemos problemas, eu nem me lembro mais de que ele está rodando, de tão transparente que é a solução. É bom pensar que somos o tipo de empresa que adere a uma onda logo no começo para colher os resultados lá na frente, essa estratégia tem se mostrado muito certeira para o crescimento de nossos negócios.
Saiba mais sobre o que o SiTef from Fiserv pode agregar ao seu negócio:
Como nossa solução SiTef as a Service pode alavancar o resultado do seu negócio?
Todo o potencial do SiTef® para as Software Houses integrarem mais
Conheça o SiTef e todas as soluções para seu negócio que a Software Express from Fiserv tem a oferecer aqui e visite nosso perfil no no LinkedIn.