O número de transações feitas com o Pix já é superior às realizadas por cartão de crédito e débito.
Foram 3,9 bilhões feitas com o Pix contra 3,8 bilhões de outros meios de pagamento, conforme dados do Banco Central, entre os três últimos meses do ano passado. Só em junho, foram contabilizadas 1,9 bilhões de transações no país.
A modalidade caiu no gosto do brasileiro devido ao baixo custo das transações, aumento da segurança e aprimoramento da experiência dos clientes; além de incentivar a digitalização do mercado de pagamentos de varejo e promover a inclusão financeira.
O pagamento com o Pix no e-commerce também tem avançado e atingiu 11,5% de participação em abril de 2022, de acordo com o levantamento da Neotrust, empresa de inteligência que monitora o comércio eletrônico brasileiro.
Entre os fatores que têm turbinado essa ascensão estão os descontos oferecidos pelos lojistas no pagamento à vista.
O uso do Pix passa a ser uma oferta mais sedutora para os clientes que são sensíveis a preço, mesmo que a experiência de uso ainda não esteja 100% facilitada pelos iniciadores de pagamento.
Se o comércio eletrônico é uma realidade e, por isso, a experiência do cliente deve estar em constante estudo e evolução para garantirmos sempre a melhora dessa jornada.
Esse universo deve ter um faturamento até o final do ano de R$ 165 bilhões, ou seja, um crescimento de 650% em dez anos. Já está comprovado que, o simples fato de oferecer pagamento instantâneo como é hoje, auxilia na redução das taxas de abandono, ou seja, aquele boleto emitido em um marketplace ou site que termina no fundo de uma gaveta deixa de ser uma perda quando esse pagamento é substituído por um mais inovador e com menos fricção.
- Pix e as compras por impulso
Além de não ser mais necessário ter conta bancária para fazer uma compra, o Pix é seguro, rápido e disponível 24 horas por dia.
A novidade do Banco Central ganhou um espaço relevante no e-commerce pois vem substituindo os boletos, aumentando a chance das compras por impulso e reduzindo a desistência de clientes que após a emissão do boleto concluem que não precisavam daquele produto.
Para os varejistas que oferecem Pix; além de terem acesso a taxas mais atrativas que as cobradas por débito ou crédito, eles contam com o imediatismo da confirmação instantânea do pagamento.
Isso garante que toda a operação logística seja acionada em alguns segundos. Já o administrador do e-commerce que usa ferramentas de conciliação, a contabilidade fica mais simples e ágil.
O Pix está revolucionando a jornada no e-commerce e, quando o Banco Central aprimorar as novas funcionalidades, a experiência de compra online será ainda mais fluida e integrada.
Tudo caminha para que, cada vez mais, a etapa do pagamento seja mais “imperceptível” e o e-commerce tenha mais sucesso em cada conversão.